CBC admite erros na cobertura do Epoch Times e no encobrimento do vírus por Pequim

Por Omid Ghoreishi

A CBC News admitiu que cometeu erros na cobertura do Epoch Times, em uma resposta por escrito à publicação, embora o diretor editorial do Epoch Times no Canadá diga que a resposta não trata das principais preocupações da publicação.

A emissora pública nacional publicou recentemente vários segmentos em suas diferentes plataformas, incluindo televisão, rádio e site, em uma edição especial criada e distribuída pelo Epoch Times.

Capa da edição especial do Epoch Time, que foi distribuída em 13 de abril de 2020
Capa da edição especial do Epoch Time, que foi distribuída em 13 de abril de 2020

A edição especial foi dedicada ao encobrimento do Partido Comunista Chinês do surto de coronavírus, que causou a atual pandemia global. Ele incluía uma linha do tempo mostrando como o Partido Comunista Chinês (PCC) retinha informações sobre o surto e repreendia os denunciantes, além de abordar tópicos como a campanha de desinformação do regime.

Paul Hambleton, diretor de padrões jornalísticos da CBC News, disse que a CBC News admite que o Epoch Times não alegou que a China criou o coronavírus como uma “arma biológica”, apesar de ter feito essa acusação na manchete do primeiro dos dois artigos publicados pela CBC, que apontavam para a edição especial do Epoch Times.

A manchete original da CBC em seu primeiro artigo dizia: “‘Racista e provocante’: os canadenses, estão chateados com o Epoch Times, que afirma que a China está por trás do vírus, criado como uma arma biológica”.

A CBC admite ainda que a alegação de uma pessoa anônima de que a edição especial estava espalhando “ódio” é puramente uma opinião que “não se reflete de maneira alguma ao Epoch Times”.

Hambleton também disse que a CBC estava errada ao usar a opinião de um único indivíduo como base para uma manchete alegando que os canadenses consideram o Epoch Times racista em relação aos chineses.

O Epoch Times foi fundado por imigrantes chineses que fugiram da opressão comunista em seu país de origem.

“A manchete original usava uma citação de uma das pessoas entrevistadas sobre a edição do Epoch Times, que disseram à CBC News que ela considerava ‘racista e provocante'” “, escreveu Hambleton.

“Depois de publicá-la, reconhecemos que seu comentário não era a melhor opção para uma manchete, pois era apenas uma opinião, e o artigo não foi apoiado por outras pessoas com quem estivemos em contato”.

Hambleton acrescentou que o título inicial “não capturou adequadamente a ideia central do artigo” e que “infelizmente houve várias outras instâncias antes de chegarmos ao que temos agora”.

Cindy Gu, diretora editorial das edições canadenses do Epoch Times, disse que a CBC cometeu muitos erros na maneira como caracterizou o Epoch Times e, embora tenha mudado o título de seu artigo, ainda existem “sérios problemas” a com cobertura da edição.

“A CBC está admitindo que usou uma ‘impressão’ de um carteiro sem nome em sua manchete sensacional e enganosa, e eles usaram erroneamente um comentário de outra pessoa como a voz de todos os canadenses para chamar nossa publicação de racista”, disse Gu.

Colocando-o em contexto como imigrante da China continental, Gu disse que sabe como é viver sob um sistema em que criticar o governo fará com que alguém seja rotulado como “anti-China”.

Mas este é o Canadá, e “mesmo no Canadá, o jornalismo que critica e questiona o PCC é considerado racista contra o povo chinês, então onde é seguro para um chinês ou qualquer outra pessoa criticar o PCC?” ele disse.

Gu disse que a resposta da CBC não trata de suas preocupações, pois sua cobertura “foi uma deturpação e descaracterização séria de nossa cobertura, que se concentra inteiramente nos males do Partido Comunista Chinês”.

Ele acrescentou que o Epoch Times recebeu muitos comentários positivos sobre sua edição especial. No entanto, o artigo da CBC não inclui nenhuma voz em apoio à publicação e baseia-se principalmente na impressão de duas pessoas, e não no que a edição especial realmente inclui em seu conteúdo. Gu disse que o Epoch Times exige que a CBC retire seu artigo e emita um pedido de desculpas.

Hambleton disse que, além das mudanças no artigo, a CBC News mantém sua cobertura.

“Certamente não compartilho a opinião [do Epoch Times] de que o artigo estivesse ‘cheio de inconsistências internas e imprecisões factuais’ como [sugere o The Epoch Times]. Não é assim, e reafirmamos o artigo “, afirmou.

No entanto, Gu diz que é importante para o público entender o que o Epoch Times incluiu em sua edição especial, em vez de vê-lo através de impressões “errôneas e não baseadas em fatos”.

“O que a cobertura da CBC está essencialmente fazendo é ajudar o PCC a se esconder atrás do rótulo de ‘racismo’, fugir da responsabilidade e culpar os outros”, disse ele.

A cobertura do Epoch Times pela CBC atraiu muitas críticas dos leitores e foi objeto de um artigo de primeira página na edição de 2 de maio do National Post em um editorial criticando sua cobertura. Os 400 comentários mais populares entre os quase 3.000 comentários publicados em resposta ao seu primeiro artigo criticaram a CBC, apenas alguns foram a exceção.

O Epoch Times foi fundado em 2000 na América do Norte por imigrantes chineses e esteve na vanguarda das notícias sem censura da China, revelando algumas das histórias mais importantes da China nas últimas duas décadas. Ele foi um dos primeiros a denunciar o surto de SARS em 2003 e ganhou um prêmio nacional no Canadá por essa cobertura.

Desde o seu lançamento, este meio de comunicação independente está sujeito a múltiplos ataques e interferências do regime comunista chinês. No ano passado, sua impressora em seu escritório em Hong Kong foi incendiada por intrusos mascarados durante o auge dos protestos naquela cidade. O Epoch Times acredita que o Partido Comunista Chinês estava por trás do ataque na tentativa de silenciar a mídia.

O jornal Epoch Times está disponível por assinatura em todo o Canadá e Estados Unidos. Sua versão da Internet está disponível em espanhol, inglês, chinês e mais de 20 outros idiomas.

Apoie nosso jornalismo independente doando um “café” para a equipe.

Veja também:

O Método do PCC

 
Matérias Relacionadas