O Poder da Rotina

O que você faz todos os dias importa e rotinas podem te ajudar

Por Megan Edgelow

A palavra “rotina” muitas vezes traz à mente palavras como: ordinário, mundano, convencional, comum, sem graça. 

Durante as restrições que a pandemia da COVID-19 impôs à vida cotidiana, rotinas podiam ser vistas como chatas e restritivas, entretanto, como terapeuta ocupacional e pesquisadora dos efeitos de atividade e participação na saúde mental, eu sei que rotinas podem ser ferramentas poderosas. Elas podem apoiar as funções cognitivas, turbinar a saúde, providenciar atividades significativas e oportunidades sociais.

No começo da pandemia, pesquisadores destacaram o valor das rotinas diárias para lidar com as mudanças. Depois de dois anos de pandemia, e com o relaxamento das medidas de saúde pública, refletir sobre as rotinas e o valor delas é útil para ir em direção a um “novo normal”.

Rotinas apoiam funções cognitivas

Primeiro, ter uma rotina diária e hábitos regulares apoia o funcionamento mental e pode até dar liberdade para as pessoas serem mais criativas. A pesquisa encontrou que processos de trabalho regulares permitem aos trabalhadores gastar menos energia cognitiva em tarefas recorrentes. Isso pode ajudar a focar a criatividade em tarefas mais complexas. 

Pense em rotinas matinais típicas de antes da pandemia: ajudar os membros da família a começar o dia, fazer o caminho pro trabalho, comprar café no caminho, dizer oi pros colegas, sentar ao computador, conferir a agenda… Manter esse tipo de hábito pode ser a base de um dia produtivo no trabalho. 

Uma revisão dos rituais diários de artistas influentes mostra que muitos artistas têm rotinas de trabalho bem definidas que podem ajudar a criatividade, em vez de limitá-la. Uma pesquisa em memória mostra que rotinas regulares e hábitos também auxiliam adultos mais velhos no ambiente doméstico. 

Se tomar os remédios sempre no mesmo horário e colocar as chaves sempre no mesmo lugar é parte da rotina diária, não é necessário perder tempo buscando chaves perdidas e se preocupando com a saúde. Libera mais tempo para outras coisas que as pessoas querem fazer com o dia delas. 

Rotinas promovem a saúde

Rotinas regulares também podem ajudar as pessoas a sentir que elas têm controle sobre a vida diária e que conseguem tomar passos na direção certa ao cuidar da saúde. Encontrar tempo para exercícios nas rotinas facilita atingir os níveis recomendados de atividades diárias. Isso é especialmente relevante agora. A pesquisa mostra que pessoas que reduziram os níveis de atividade durante a pandemia podem experimentar problemas de saúde persistentes.

Conforme as pessoas aumentam a atividade fora de casa, elas talvez considerem voltar a atividades físicas bem organizadas e à academia, encontrando oportunidades para incluir movimento durante o dia. Outros jeitos nos quais as rotinas podem apoiar a saúde incluem cozinhar refeições regularmente e dormir o suficiente. Atividades que parecem simples podem ter grande retorno com um envelhecimento saudável durante toda a vida. 

Rotinas oferecem significado

Rotinas constantes podem ir além da otimização de atividade diárias e adicionar emoção à vida. Há evidência de que ações para a boa saúde, como caminhadas, oferecem chances de curtir a natureza, explorar lugares novos e socializar. 

Pesquisas no conceito de fluxo, um estado de total absorção no momento presente, mostram que atividades como esportes, jogos, belas artes e música podem ser realizantes e reforçadores. Participação regular em ações engajantes também pode ser uma contribuição positiva para a saúde mental

Pequenos passos para construir rotinas

Se você acha que chegou a hora de dar um turbo nas suas rotinas diárias, considere alguns desses pequenos passos:

  • Use um alarme ou aplicativo para organizar suas atividades e colocar as coisas que você quer na sua agenda.
  • Escolha um horário fixo para acordar e dormir, e tente mantê-lo na maioria dos dias da semana.
  • Torne a atividade física administrável caminhando pela vizinhança ou andando de bicicleta algumas vezes na semana. 
  • Comece um novo hobby ou volte a um antigo, como esportes ou jogos, artesanato, um instrumento musical ou canto. 
  • Fique de olho para atividades significativas que aparecem na sua comunidade, por exemplo: eventos e grupos de leitura.

Rotinas têm o poder de nos ajudar a administrar nossa saúde, trabalho, lar e vida social. Dois anos de pandemia mudaram a vida de todos. As pessoas agora têm uma oportunidade de considerar as rotinas que eles querem preservar e as coisas significativas que eles precisam nas suas vidas diárias para se manterem produtivos, felizes e saudáveis. 

Megan Edgelow é professora assistente de ciências da saúde na Queen’s University em Ontário, no Canadá. Esse artigo foi publicado originalmente no The Conversation

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