Morte por coágulo sanguíneo na Austrália “Provavelmente ligada” à vacina AstraZeneca COVID-19

Por Zachary Stieber

Acredita-se que a morte de uma mulher australiana esteja relacionada ao fato dela ter recebido a vacina COVID-19 da AstraZeneca, conforme as autoridades na sexta-feira.

A mulher de 48 anos foi internada em um hospital com um evento tromboembólico extenso, ou coagulação sanguínea e trombocitopenia, ou níveis baixos de plaquetas no sangue, quatro dias após receber a injeção em 8 de abril, de acordo com o Grupo de Investigação de Segurança de Vacinas da Austrália (VSIG ). A mulher morreu no hospital.

O grupo de pesquisadores concluiu que o caso “provavelmente está relacionado à vacinação”.

O grupo é um painel de especialistas independentes que aconselham a Therapeutic Goods Administration. Inclui especialistas em segurança de vacinas, imunologia de doenças infecciosas e outros campos.

Os membros do painel consideraram a revisão do caso complicada pelas condições médicas subjacentes da mulher, como diabetes, mas no final concordaram que o caso era consistente com a associação causal à imunização.

Uma característica atípica quando comparada a outros eventos semelhantes em pacientes que receberam a vacina da AstraZeneca é que a mulher não tinha anticorpos antii-PF5, que ativam as plaquetas.

“Apesar das características clínicas atípicas e do teste de anticorpos negativo, na ausência de uma causa alternativa para a síndrome clínica, o VSIG acreditava que uma ligação causal à vacinação deveria ser assumida neste momento”, disse o grupo em um comunicado.

Um porta-voz da AstraZeneca disse ao Epoch Times por e-mail: “A segurança de todos os pacientes é fundamental e estamos trabalhando com os reguladores para entender os casos individuais, a epidemiologia e os possíveis mecanismos que podem explicar esses eventos extremamente raros. Os reguladores da UE e do Reino Unido, bem como a OMS, reafirmaram que a vacina oferece um alto nível de proteção contra todas as gravidades de COVID-19 e que esses benefícios continuam a superar os riscos.”

Os resultados dos exames laboratoriais do paciente que morreu ainda estão pendentes e uma autópsia será realizada na próxima semana. Caso forneça uma explicação alternativa para a morte, o grupo de investigação da vacina revisará sua decisão.

Dois outros pacientes na Austrália também apresentaram coagulação sanguínea após receberem uma imunização com AstraZeneca. Eles estão sendo tratados em hospitais e estão “se recuperando bem”, disseram as autoridades.

Como cerca de 885.000 doses da empresa sediada no Reino Unido foram administradas na Austrália, as autoridades estimam uma frequência de coagulação de 1 em 295.000.

O regulador do Reino Unido, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde, concluiu em sua revisão dos casos de coagulação na Grã-Bretanha que o risco de coágulos pós-vacinação é de aproximadamente 1 em 250.000.

A Therapeutic Goods Administration continua a revisar todos os relatórios de coágulos pós-vacinação no país.

“O número geral de relatórios recebidos de coágulos sanguíneos após a vacinação até agora não foi maior do que a taxa de base esperada para o tipo mais comum de coágulos sanguíneos na Austrália. Isso pode ocorrer em cerca de 50 australianos todos os dias, separadamente da vacinação, e não está relacionado ao raro distúrbio de coagulação [do sangue] ”, disseram as autoridades.

As pessoas que recebem uma injeção de AstraZeneca devem estar cientes de que efeitos colaterais como febre, fadiga e dor de cabeça são esperados e não são motivo de preocupação, a menos que sejam graves ou persistentes.

Os raros coágulos sanguíneos ocorreram entre os dias 4 e 20 pós-vacinação e geralmente requerem hospitalização devido à gravidade dos sintomas.

As pessoas devem procurar atendimento médico imediatamente se receberem uma injeção e, alguns dias depois, sentirem uma dor de cabeça forte ou persistente ou visão turva, falta de ar, dor torácica ou abdominal, ou hematomas incomuns na pele.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, disse em uma entrevista coletiva que as autoridades federais e estaduais ainda estão investigando a morte.

“Acho que há muito mais para entender e aprender sobre esse assunto, e eu alertaria os outros a fazerem conclusões sobre isso também nesse ponto”, disse ele.

Coágulos pós-vacinação em pacientes vacinados com a AstraZeneca desencadearam uma revisão pelo regulador médico da União Europeia no início deste mês. A Agência Europeia de Medicamentos concluiu que a vacina estava possivelmente ligada aos coágulos, mas aconselhou o uso continuado da vacina, afirmando que seus benefícios superavam os riscos, embora tenha aconselhado a AstraZeneca a mencionar coágulos sanguíneos raros como um possível efeito colateral.

Rebecca Zhu contribuiu para esta matéria.

Siga Zachary no Twitter: @zackstieber
Siga Zachary no Parler: @zackstieber

Entre para nosso grupo do Telegram.

Veja também:

 
Matérias Relacionadas