Chia: ingrediente super nutritivo para um café da manhã rápido

Se ainda não se juntou ao movimento das sementes de Chia, um simples pudim com infinitas variações pode ser aquilo que lhe faltava.

Com um tempo de preparação inferior a 5 minutos, e preparado na noite anterior, o pudim de chia torna as minhas manhãs mais fáceis e resolve o problema de alimentar as crianças de forma nutritiva e sem fazer uma grande bagunça na cozinha.

Esta receita é um assunto de família em nossa casa. O meu marido leva o pudim para o trabalho, e com as crianças também é um sucesso, eles gostam das textura do pudim e das coberturas coloridos que ficam por cima.

A Chia é uma semente comestível provinda de uma planta do deserto, que era comida pelos Maias e Astecas.

As sementes de Chia têm se tornado mais populares há alguns anos. A ABC News referiu-se às sementes de Chia como o alimento “sensação” de 2013. Não é possível aventurar-se pelo corredor de comida saudável sem ver a proliferação de produto que contêm sementes de chia.

As sementes de chia são vegetarianas, vegan e livres de glúten. São consideradas um super alimento devido aos numerosos benefícios que oferecem:

  • São uma excelente fonte de ácidos graxos ômega 3.
  • Alto teor de antioxidantes.
  • Fonte de proteína completa, contém todos os 8 aminoácidos essenciais.
  • Fonte de ferro e cálcio.
  • Não contém açúcar.

As sementes estão carregadas de fibras, 10 gramas em cada duas colheres de sopa. Isto corresponde a um terço da dose diária recomendada de fibra, fazendo com que se sinta satisfeito ao mesmo em que ajuda a digestão.

Ao contrário das sementes de linhaça que também contêm alto valor de ácidos graxos ômega 3, fibras e minerais, as sementes de chia não precisam ir ao solo para assimilar os seus nutrientes.

As sementes de Chia aumentam a hidratação e retenção de eletrólitos, porque absorvem muitas vezes o seu peso em água.

Um estudo publicado no British Journal of Nutrition afirma que as sementes de Chia podem reduzir o nível de triglicerídos e colesterol, enquanto que aumenta o HDL ou colesterol “bom”.

A “Cleveland Clinic” conclui, “As sementes de Chia são um tratamento seguro e eficaz contra fatores de riscos cardiovasculares”. A clínica sugeriu para pacientes que tomam anticoagulantes, que não devem comer chia.

A evidência de que sementes de Chia fazem perder peso ainda é limitada de acordo com muitos peritos, mais estudos ainda são necessários.

Dicas para pudins

Para pessoas atarefadas, este pudim pode ser posto em um jarro cerâmico ou em qualquer outro recipiente hermético, que seja portátil e prático de levar para o trabalho. No frigorífico dura de quatro a cinco dias.

Para entusiasmar as crianças. Dou lhes a opção de escolher as coberturas de manhã. Tenho duas a três coberturas pré-cortadas e prontas. É como escolher coberturas de gelado, só que mais saudável. Às vezes eu coloco a cobertura em tigelas coloridas e divertidas para tonar mais interessante.

Mais do que apenas um café da manhã

Porque ficarmos pelo pudim? Pode-se adicionar sementes de Chia a batidos, saladas, sopas, cereais, aveia ou iogurte e misturar em praticamente qualquer receita de forno (por exemplo, biscoitos de chocolates e outros) para aumentar o valor nutricional essencial para o dia.

Os seus filhos nem notarão a diferença se as colocar em suas comidas favoritas, mas seus corpos agradecerão. Seja criativo com as coberturas, desfrute e sinta-se saudável!

Christine Beal Dunst é consultora de marketing e autora freelancer em nutrição, bem estar e estilo de vida, vive em Brooklyn. Tem um mestrado em Administração Pública, Gestão da saúde, e é instrutora certificada de pilates. Também frequenta o Instituto para a Nutrição Inclusiva

Receita de pudim de sementes de Chia

Para uma dose

  • 3 colheres de chá de sementes de Chia
  • três quartos até meio copo de leite de amêndoa, noz, ou coco orgânico e sem açúcar
  • ¼ de colher de chá de extrato de baunilha

Use um recipiente hermético ou cerâmico para mexer e juntar os ingredientes. Depois simplesmente deixe no frigorífico de um dia para o outro (ou pelo menos de 3 a 4 horas). Pode acrescentar qualquer cobertura para a base de um recipiente e de manhã coloque no topo do pudim.

Coberturas:

Escolha orgânico e produção local se possível.

  • Frutas frescas (as minhas favoritas são morangos, amoras, maçãs, mangas e bananas)
  • Frutas cítricas como tangerina, laranja, ou limão para um sabor mais forte
  • Coco desfeito
  • Pistácios (ou outro fruto seco a escolha para aumentar o valor de proteína)
  • Abacate (mais limão, pistácio e um pouco de sal dos Himalaias fazem o meu complemento favorito)
  • Menta triturada (excelente com morangos ou citrinos)
  • Granola orgânica de alta qualidade

Eu notei que devido às coberturas frescas de alta qualidade, não preciso de outro adoçante. Contudo, os meus filhos adoram xarope de acer com os seus pudins.

Se deseja doce extra, eu encorajo a experimentar com uma colher de chá o seguinte: xarope de acer de alta qualidade, cacao não cozinhado ou mel orgânico, preferencialmente local. Um pouco de canela também satisfaz o desejo de doce.

 
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