Como a microbiota intestinal de mulheres grávidas afeta a saúde das crianças

Por Shan Lam e Harry McKenny
28/06/2023 11:30 Atualizado: 28/06/2023 11:30

Uma equipe de pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) realizou uma coletiva de imprensa, em 12 de dezembro, para falar sobre um estudo clínico que está conduzindo para avaliar como vários fatores, do feto ao bebê, afetam a longevidade das crianças, estado de saúde, incluindo a microbiota intestinal da mãe (gama de microrganismos) durante a gravidez. Os pesquisadores estão pedindo às mães com doença inflamatória intestinal (IBD) que participem de um estudo que pode reduzir o risco de doenças associadas na próxima geração.

A equipe de pesquisa afirmou que a infância é um período de ouro para regular a microbiota intestinal para prevenir doenças, e a microbiota intestinal é um dos principais contribuintes para a IBD (incluindo doença de Crohn e colite ulcerativa). As mulheres grávidas com IBD geralmente têm uma mistura bacteriana intestinal alterada e uma microbiota intestinal desequilibrada.

A equipe de pesquisa apontou que a doença de Crohn geralmente ocorre durante a infância e início da idade adulta. A causa da doença ainda não é totalmente compreendida, mas cada vez mais evidências apontam para a saúde de mulheres grávidas, exposições perinatais e fatores da infância que afetam a flora intestinal, todos os quais têm influências importantes e de longo prazo, nos sistemas imunológico e metabólico das crianças, o que pode torná-las mais suscetíveis à doença de Crohn ou outras doenças relacionadas ao sistema imunológico.

Evidências preliminares sugerem que mães com IBD têm uma diversidade de microbiota intestinal menor em comparação com mães saudáveis. Além disso, a equipe também encontrou alguns microrganismos que podem ser passados de mãe para filho durante a gravidez. Por exemplo, mães com IBD têm maior probabilidade de transmitir bactérias patogênicas e patógenos fúngicos ao feto, o que aumenta o risco de inflamação intestinal e futuras IBD em crianças.

A equipe de pesquisa também está desenvolvendo novas intervenções médicas para alterar a microbiota intestinal e reduzir o risco de doenças em bebês.

Mulheres grávidas com doença inflamatória intestinal, seus maridos e filhos são recrutados para este estudo. A equipe acompanhará os bebês dos participantes até os 18 meses de idade e coletará uma ampla gama de dados clínicos relevantes e uma série de amostras, incluindo fezes dos pais, saliva, placenta, sangue do cordão umbilical, mecônio, fezes infantis e leite materno. .

O objetivo é transformar a microbiota intestinal em um ‘remédio’

A professora Siew Ng observou que a microecologia do intestino dos recém-nascidos já começou a ser colonizada por bactérias no útero, o que afeta o risco de desenvolver doenças como a IBD no futuro. Portanto, os pesquisadores estão estudando ativamente as fontes desses microorganismos.

O professor Ng acrescentou que o objetivo do estudo é transformar a flora intestinal em remédio, reduzindo assim a dor e o fardo causados por certas doenças. As tecnologias mais avançadas são aplicadas para melhorar o atendimento das mães durante a gravidez, a fim de monitorar melhor a saúde do feto.

Entre para nosso canal do Telegram