Cientistas estudam como a consciência pode afetar a matéria em famoso experimento quântico

Por Maria Han
10/11/2023 17:47 Atualizado: 10/11/2023 17:47

Um famoso experimento em física quântica – conhecido como experiência da dupla fenda – levanta a questão muito debatida sobre se a mente pode afetar a matéria. E se os nossos pensamentos ou observações pudessem mudar a forma como algo se move? Imagine se sua consciência pudesse mudar o resultado dos acontecimentos.

O Instituto de Ciências Noéticas (IONS) passou meio século ponderando tais questões (celebrou recentemente o seu 50º aniversário). Durante uma conferência em 24 de junho, o cientista-chefe da organização, Dean Radin, fez uma atualização sobre a situação atual da ciência no experimento de dupla fenda e na consciência.

Como parte dessa atualização, ele descreveu os estudos que o Instituto reproduziu do experimento da dupla fenda, desta vez trazendo pessoas que meditam para o ensaio.

O experimento da dupla fenda

O experimento da dupla fenda foi conduzido pela primeira vez em 1801 por Thomas Young. Envolve emitir uma luz através de duas fendas.

A luz parece comportar-se de forma diferente dependendo de como está sendo medida em determinado momento. Pode atuar como partículas ou ondas, e a observação parece determinar a forma que assume.

Alguns cientistas afirmam que é a consciência que faz com que a onda se transforme em partículas, um efeito conhecido como “colapso da função de onda”. O papel da consciência tem sido debatido.

O Sr. Radin citou um documento de 2020 do cientista neural e filósofo David Chalmers: “O resultado não é que as interpretações do colapso da consciência sejam claramente corretas, mas há um programa de pesquisa aqui que vale a pena explorar.”

Debate sobre o efeito observador

Em uma pesquisa desenvolvida em 2016 com físicos sobre como eles entendem o efeito “observador”, quase um quarto deles disseram que o observador “desempenha um papel físico distinto”.

Em outras palavras, disse Radin, a opinião deles é que “há algo peculiar na observação consciente ao mudar a maneira como o mundo físico funciona”.

Essa pesquisa foi realizada por Sujeevan Sivasundaram, estudante de pós-graduação na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, como parte de sua tese. Ele o enviou a mais de 1.200 físicos e cerca de 150 responderam.

Sivasundaram questionou se os físicos geralmente estão “conscientes das questões fundamentais relativas à mecânica quântica”.

“Mesmo que a mecânica quântica exista há quase 100 anos, questões relativas à fundação e interpretação da teoria ainda permanecem desconhecidas”, disse Sivasundaram.

Estudos de consciência revisados por Radin e outros no ano passado sugerem que o materialismo não precisa ser descartado se for descoberto que a consciência afeta o mundo físico.

“Não há dúvida de que, como conjunto de suposições, o materialismo provou ser extraordinariamente bem-sucedido na elucidação da natureza da realidade física e provavelmente continuará a ser útil”, afirma o documento. “No entanto, os fenômenos que destacamos aqui trazem algum nível de dúvida sobre a capacidade das teorias fisicalistas de explicar tudo, incluindo a natureza, a origem e as capacidades da consciência.”

Eles comparam isso à relação entre a física clássica e a física quântica.

Os dois são aparentemente contraditórios. Mas geralmente se diz que a física clássica é válida na macroescala, enquanto a física quântica é válida na microescala.

Radin disse que, dos 30 experimentos em cinco laboratórios que testaram a teoria de que a consciência é responsável pelo colapso das ondas, 14 tiveram resultados estatisticamente significativos.

“Precisamos ser muito cautelosos com tudo isso porque esses experimentos são relativamente novos”, disse ele. “Mas até agora, pelo menos em alto nível, parece que realmente há algo interessante acontecendo.”

Experiência de dupla fenda com pessoas que meditam

Radin e sua equipe do IONS reproduziram o experimento da dupla fenda com meditadores como parte de seus testes para ver se é a consciência que faz a diferença.

Eles observaram meditadores concentrando-se mentalmente na luz que passava pelas fendas. A luz e as fendas estavam escondidas em uma caixa, para que não pudessem observá-las fisicamente.

Eles tinham um grupo de controle de não meditadores que geralmente tinham dificuldade de concentração.

“Portanto, o resultado geral dos estudos piloto foi este: os meditadores se saíram muito bem, os não-meditadores em geral chegaram perto do acaso”, disse Radin.

Ele disse que obtiveram um resultado “cinco sigma” com os meditadores, significa que o resultado é quase certamente causado por um fenômeno novo e não por uma flutuação estatística.

Eles repetiram o mesmo experimento e o resultado cinco sigma foi repetido.

Radin disse que eles tentaram eliminar outros fatores.

“Talvez isso tenha sido causado simplesmente pela proximidade do corpo humano, mesmo estando a dois metros de distância do sistema de dupla fenda. Imaginamos que talvez quando alguém é solicitado a se concentrar, ele se inclina ligeiramente para a frente”, disse Radin.

Ele acrescentou que os interferômetros são “extremamente sensíveis a tudo. Então pensamos que talvez a mudança de temperatura de um corpo, uma polegada mais próxima versus uma polegada de distância, seria suficiente para chegar a esse resultado. Então decidimos colocar tudo na internet. “

Abrir o experimento para pessoas distantes eliminaria essa preocupação, disse ele. Eles o executaram por três anos e contaram com cerca de 5 mil observadores humanos e 7 mil computadores.

Os observadores humanos meditavam e uma dica de áudio pedia-lhes que relaxassem ou se concentrassem e usassem a consciência para controlar o movimento de uma linha na tela.

“A beleza disso é que tudo era exatamente igual no que diz respeito ao sistema de dupla fenda, porque ele não sabia – achamos que não sabia se um humano estava olhando para ele ou para um sistema Linux, porque ambos veio pela Internet da mesma maneira”, disse Radin.

Os resultados ao longo destes três anos foram mais uma vez significativos. Quer os observadores estivessem na Califórnia ou na África do Sul, os resultados não variaram com base na distância.

Entre para nosso canal do Telegram