Quasar ilumina uma galáxia ‘alimentando-se’ com uma porção de gás

05/07/2013 12:08 Atualizado: 06/08/2013 17:01
Concepção artística de galáxia distante, da Constelação Toucan "refrescando-se com um gás próximo", o que lhe permite crescer e criar novas estrelas (ESO / L. Calçada / ESA / AOES Medialab)
Galáxia distante, da Constelação Tucano “alimentando-se com gases próximos”, o que lhe permite crescer e criar novas estrelas (ESO / L. Calçada / ESA / AOES Medialab)

Um grupo de astrônomos apresentou imagens que mostram em detalhes a teoria de “atrair e devorar material de galáxias vizinhas, a fim de crescer e formar estrelas”, relatou o Observatório Europeu do Sul (ESO).

A fotografia mostra uma galáxia distante, na Constelação Tucano, no hemisfério celestial Sul, que parece estar “tomando um refresco com os gases ao seu redor”. O gás parece estar caindo na galáxia, criando um fluxo que alimenta a formação de estrelas enquanto avança a rotação da galáxia”, relatou o ESO nesta quinta-feira (4).

Os pesquisadores usaram o VLT (Very Large Telesvcope) no deserto do Atacama, durante um alinhamento especial entre a galáxia, a Terra e um quasar distante, chamado HE 2243-6031.

ESO explica que graças a luz do quasar, que passa através do material ao redor da galáxia, foi possível explorar em pormenor as características do gás que a envolve.

“Estes novos resultados fornecem a melhor visão que obtivemos até agora de uma galáxia no processo de ingestão”, disse a equipe do estudo.

“Este tipo de alinhamento é muito incomum e nos permitiu fazer observações únicas”, explica Nicolas Bouché, do Instituto de Pesquisa de Astrofísica e Planetologia (IRAP) em Toulouse, França, autor do estudo. “Nós pudemos usar o telescópio VLT do ESO para olhar de perto tanto a galáxia como o gás circundante. Isso significa que resolve um problema importante relacionado à formação de galáxias: como elas crescem e como a formação de estrelas se alimenta?”, acrescentou Bouché.

Como as galáxias são o berço de estrelas, devem ser alimentadas e reabastecidas continuamente. De acordo com os astrônomos, sua força gravitacional atrai o gás circundante, que começa a girar em torno dela, caindo em direção ao centro.

As novas observações mostram não só a rotação da galáxia, mas também revelam a composição e o movimento do gás ao seu redor. “O gás se move como deveria, temos a quantidade esperada e também a composição certa para se encaixar perfeitamente nos modelos. Imaginem o almoço para os leões em um zoológico – esta galáxia particular, tem um apetite voraz, e descobrimos como ela come para crescer tão rapidamente”.

“Neste caso, nós tivemos sorte que o quasar estava no lugar certo para permitir a passagem de luz através do gás caindo na galáxia”, disse o co-autor de cristal Martin, da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, Estados Unidos.

Dr. Martin disse que com a próxima geração de telescópios gigantes, como o E-ELT (European Extremely Large Telescope) vai fazer vários estudos da galáxia para obter “um estudo muito mais completo”.

_