Maneiras surpreendentes de curar nosso DNA após efeitos colaterais causados pela COVID

Sentar-se em silêncio pode parecer algo sem importância, mas isso pode afetar muitas coisas importantes que acontecem dentro do nosso corpo, inclusive a cura do DNA. Isso é ciência real.

Por Yuhong Dong
01/04/2024 23:10 Atualizado: 02/04/2024 10:13
Matéria traduzida e adaptada do inglês, anteriormente publicada pela matriz americana do Epoch Times.

Há evidências de que a COVID-19 e as suas vacinas podem danificar o nosso DNA. Muitas pessoas estão explorando maneiras de mitigar quaisquer efeitos colaterais potenciais.

Reparar o nosso DNA pode parecer impossível, mas não é.

Por exemplo, depois de um árduo dia de trabalho, uma boa noite de sono pode ajudar a nos sentir revigorados pela manhã, porque o nosso corpo passa por inúmeras reparações silenciosas durante o sono.

Nosso corpo possui mecanismos naturais de autocura para proteger contra estímulos prejudiciais, e existem maneiras naturais de melhorar esse processo.

Mesmo que não tenhamos sido afetados pela COVID-19, outros fatores externos e internos, como a luz e a radiação ultravioleta, as toxinas ambientais, os aditivos alimentares e o stress, podem ter um impacto negativo no nosso DNA.

Ficar sentado em silêncio pode reparar nosso DNA

Muitas vezes as pessoas encontram alívio do estresse durante o sono. A meditação é uma forma de descanso ativo que pode ser praticada enquanto você está acordado.

Algumas pessoas consideram a meditação ou o treino de mindfulness chatos ou irrelevantes para as suas vidas, mas inúmeros estudos demonstraram que podem levar a mudanças positivas na expressão genética.

A meditação é uma prática que envolve se sentar em silêncio, sem pensar, ou realizando movimentos simples. Originou-se na cultura tradicional asiática e desde então evoluiu para vários exercícios, incluindo meditação de mindfulness. Os objetivos principais dessa prática incluem regular a mente, eliminar distrações, promover pensamentos positivos e calmos e encontrar paz interior e serenidade.

Meditando regularmente, podemos realmente ajudar nosso corpo a reparar seu DNA.

Uma revisão sistemática de 2020 descobriu que tanto a meditação prolongada como a de curto prazo podem afetar positivamente a expressão genética, reduzindo os fatores que causam danos no DNA e reparando o DNA.

Mesmo uma meditação de um dia pode ativar genes relacionados à manutenção da saúde e ao combate às doenças. Mas aqueles que passaram o dia relaxando normalmente não apresentaram as mesmas alterações no DNA.

Especificamente, este estudo descobriu que os principais caminhos responsáveis pela reparação e estabilidade do DNA são consistentemente melhorados após a meditação.

Outro estudo sugere que quando os homens integram a meditação e o yoga no seu estilo de vida diário, isso pode ajudar a reparar os danos no DNA do esperma, melhorando a mobilidade do esperma e a viabilidade do embrião. Isso resultou em uma redução na perda recorrente de gravidez em suas parceiras. Reparar esse tipo de dano no DNA é um passo essencial para uma prole saudável.

Os danos no DNA são frequentemente causados por inflamação, stress oxidativo, infecções virais e outros insultos tóxicos, e a meditação ajuda a reduzir estes estímulos prejudiciais.

Um estudo genômico em grande escala realizado por cientistas americanos em 2021 mostrou uma ativação robusta do sistema imunológico após um retiro de meditação avançado. O estudo analisou as mudanças no perfil de expressão genética de 106 pessoas em um retiro meditativo de oito dias, durante 10 horas por dia.

Os dados da investigação indicam que a meditação ativa 220 genes diretamente ligados à resposta imune, incluindo 68 genes relacionados com a potência antiviral, particularmente a sinalização do interferon. Os 10 principais genes afetados são conhecidos pelo seu papel essencial na via do interferon tipo I, que é a mais relevante para a imunidade antiviral de primeira linha.

O impacto nos genes ocorreu rapidamente. Quase 44% dos genes foram alterados imediatamente após a meditação, seguidos por 30% no acompanhamento de três meses.

É particularmente importante notar que o estudo descobriu que a meditação melhorou a função imunológica sem desencadear marcadores inflamatórios.

Os autores sugeriram que a meditação é uma intervenção comportamental eficaz para o tratamento de condições associadas a um sistema imunitário enfraquecido, incluindo lesões relacionadas com a COVID-19.

Genes “autocurativos” ativados pela música clássica

Ouvir música é outro ato simples que melhora o reparo do DNA.

Nosso DNA é suscetível a frequências. Quando ouvimos música, não apenas os nossos ouvidos, mas também os nossos músculos, células e DNA estão ouvindo. A música permeia todo o nosso ser. Como afirmou a equipe do Dr. Carlo Ventura, ouvir música pode afetar significativamente a saúde e o bem-estar humano.

Nas palavras do músico sufi Hazrat Inayat Khan:

“Uma pessoa não ouve sons apenas pelos ouvidos; ele ouve o som através de todos os poros do seu corpo. Ela permeia todo o ser e, de acordo com sua influência particular, retarda ou acelera o ritmo da circulação sanguínea; desperta ou acalma o sistema nervoso. Desperta a pessoa para paixões maiores ou a acalma, trazendo-lhe paz.”

Um concerto experimental de música clássica de 50 minutos foi realizado no dia 14 de junho de 2022, no Auditório da Galiza, na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. O público incluiu 60 pessoas com doença de Alzheimer ou distúrbios cognitivos relacionados à idade e um grupo de controle saudável.

Os cientistas analisaram o seu perfil de expressão genética antes e depois das sessões de música e descobriram que ouvir música estava ligado a um aumento de 2,3 vezes na atividade dos genes em todo o genoma, particularmente genes relacionados com a neurodegeneração em pessoas com distúrbios cognitivos relacionados com a idade. em comparação com o grupo não doente.

Este aumento da atividade genética foi observado especialmente em genes relacionados com a degradação de células cerebrais doentes na doença de Alzheimer, que é um processo de autocura celular. O estudo foi publicado em 2023 na Scientific Reports, revista do Nature Portfolio.

Um grupo de cientistas e artistas finlandeses conduziu um estudo onde analisaram os perfis de expressão genética de 48 pessoas que ouviam música clássica e 15 pessoas que não ouviam nada.

Eles descobriram que ouvir música clássica aumentava a expressão de genes relacionados à dopamina, induzindo uma sensação de bem-estar.

Um gene sobrecarregado pela música clássica é a alfa-sinucleína, que ajuda a manter os níveis de dopamina equilibrados no nosso cérebro e também está geneticamente ligada à doença de Parkinson. Outro gene, o NR3C1, pode aumentar nossos níveis de dopamina, nos deixando felizes e viciados nessas músicas.

A música clássica não só tem o potencial de curar as nossas células cerebrais a nível genético, mas também pode ajudar-nos a viver mais tempo.

Um estudo realizado pela MetLife de 1956 a 1975 com 437 regentes ativos e antigos maestros de orquestras sinfónicas descobriu que a sua taxa de mortalidade era 38 por cento inferior à da população em geral. Para aqueles com idade entre 50 e 59 anos, a taxa de mortalidade foi 56% menor, apesar de ser a década mais estressante de sua carreira.

O tipo de música que ouvimos parece ser importante. A música pop pode não ser tão benéfica para as pessoas quanto outros gêneros.

Uma pesquisa realizada com 1.064 famosas estrelas pop norte-americanas e europeias entre 1956 e 1999 mostra que a sua taxa de mortalidade foi mais de 70 por cento mais elevada entre três e 25 anos após a fama do que a do público em geral. As estrelas pop americanas e europeias morreram com idade média de 42 e 35 anos, respectivamente. Embora muitos fatores estejam envolvidos, incluindo o abuso de drogas e álcool, o tipo de música e letras podem desempenhar um papel na nossa resposta do DNA.

A expectativa de vida humana está intimamente ligada às capacidades de auto-reparação dos nossos genes. Quanto mais poderosas forem as nossas capacidades de auto-reparação do DNA, mais estáveis serão os nossos genes e mais tempo poderemos viver.

O DNA responde aos nossos pensamentos

Os nossos pensamentos podem parecer intangíveis, mas os cientistas encontraram extensas evidências de que têm um impacto em tempo real no nosso DNA, levando-nos a reconsiderar a forma como percebemos as nossas vidas.

Nossa percepção da vida pode impactar nossa expressão genética, conforme demonstrado por um estudo de 2013 na PNAS. O estudo descobriu que dois tipos de felicidade, hedônica e eudaimônica, têm efeitos diferentes na expressão genética.

As pessoas que vivenciam a felicidade hedônica normalmente se sentem felizes quando se envolvem em atividades que lhes proporcionam prazer imediato, como saborear uma refeição deliciosa ou consumir álcool. Em contraste, aqueles que experimentam a felicidade eudaimônica tendem a obter prazer em alcançar um propósito maior na vida, como contribuir para a sociedade ou ajudar os outros.

O estudo descobriu que as pessoas inclinadas à justiça e a objetivos nobres têm um perfil genético distinto, indicando um maior potencial para combater vírus, incluindo maior expressão genética de interferon, maior capacidade de produzir anticorpos e menor expressão de genes relacionados à inflamação.

image-5618107
Nossas opiniões sobre o bem-estar impactam nossa expressão genética. (Ilustração do Epoch Times)

Num estudo de 2017 publicado na Molecular Psychiatry, descobriu-se que duas localizações genéticas estavam ligadas a diferenças nas atitudes positivas e no bem-estar entre mais de 2.500 participantes afro-americanos.

O exercício regular moderadamente intenso e o consumo de certos alimentos e nutrientes podem efetivamente promover a autocura e também melhorar o reparo do DNA.

Curar o DNA delicado não requer tecnologia avançada, como mostram as pesquisas, mesmo hábitos pequenos e aparentemente insignificantes podem ter efeitos poderosos.