Cientistas estão mais perto de serem capazes de produzir sangue doador universal

Uma enzima descoberta no intestino humano pode remover antígenos dos tipos sanguíneos A, B e AB para transformá-lo em sangue doador universal, mostrou um novo estudo.

Por Amie Dahnke
03/05/2024 20:49 Atualizado: 03/05/2024 20:49
Matéria traduzida e adaptada do inglês, originalmente publicada pela matriz americana do Epoch Times.

Cientistas da Technical University of Denmark (DTU) e da Lund University deram um passo adiante para decifrar o código para produzir sangue doador universal. após descobrirem enzimas que podem remover açúcares específicos que compõem os antígenos A e B nos tipos sanguíneos A, B e AB quando as enzimas são misturadas com glóbulos vermelhos.

O estudo, publicado na Nature Microbiology em 29 de abril, também oferece insights sobre as estruturas únicas de cada tipo sanguíneo.

“O sangue universal criará uma utilização mais eficiente do sangue doado e também evitará transfusões [ABO] incompatíveis por engano, o que pode levar a consequências potencialmente fatais no receptor”, disse o professor Martin L. Ollson, líder do estudo na Lund University, em um comunicado à imprensa. “Quando pudermos criar sangue doador universal [ABO], simplificaremos a logística de transporte e administração de produtos sanguíneos seguros, ao mesmo tempo em que minimizamos o desperdício de sangue.”

A doação de sangue é uma necessidade constante nos Estados Unidos. A Cruz Vermelha Americana relata que uma pessoa precisa de sangue nos Estados Unidos a cada dois segundos. O sangue doado é necessário para cirurgias, tratamento do câncer, doenças crônicas e lesões traumáticas. A organização relatou escassez de doação de sangue no início de 2024, observando que as doações de sangue através da Cruz Vermelha diminuíram cerca de 40% ao longo das últimas duas décadas. Algumas razões para isso incluem a pandemia de COVID-19 levando ao trabalho remoto, mudanças na elegibilidade dos doadores e revisões no protocolo de transfusão de sangue nos hospitais.

Como as enzimas podem ajudar a criar sangue doador universal

A ideia de usar enzimas para fazer sangue existe há mais de 40 anos. A teoria é que as enzimas funcionam como no estômago, consumindo as estruturas de açúcar no sangue que o tornam do tipo A, B ou AB. As estruturas de açúcar de cada um desses três tipos sanguíneos são chamadas de antígenos; se esses antígenos forem misturados com sangue incompatível, podem desencadear uma resposta imunológica perigosa. O sangue do tipo O não possui nenhum desses antígenos, então é possível transferir esse tipo para qualquer pessoa, independentemente de seu tipo sanguíneo.

De acordo com a Cruz Vermelha Americana, apenas 7% das pessoas nos Estados Unidos têm sangue tipo O negativo, o que é por isso que está sempre em grande demanda e com falta. Consequentemente, desenvolver uma maneira de remover os antígenos A e B dos tipos sanguíneos A, B e AB é altamente desejável para atender à demanda.

Embora os pesquisadores estejam trabalhando com enzimas que removem antígenos há quatro décadas, e enzimas mais eficientes tenham sido descobertas, problemas para eliminar todas as reações imunológicas ainda persistem. Portanto, as enzimas ainda não foram usadas na prática clínica.

No entanto, a equipe de pesquisa da DTU e da Lund University descobriu um novo coquetel de enzimas extraídas da bactéria do intestino humano Akkermansia muciniphila. Esta bactéria quebra o muco que cobre a superfície do intestino, estruturalmente similar aos açúcares complexos encontrados na superfície das células sanguíneas.

Eles testaram 24 enzimas em centenas de amostras de sangue.

“O que é especial sobre a mucosa é que as bactérias, que são capazes de viver nesse material, frequentemente têm enzimas sob medida para quebrar estruturas de açúcar mucosas, que incluem os antígenos do grupo sanguíneo [ABO]. Essa hipótese se mostrou correta”, disse o professor Maher Abou Hachem, líder do estudo na DTU e um dos cientistas seniores, em um comunicado à imprensa.

A equipe de pesquisa admitiu que, embora os resultados sejam promissores, mais trabalho precisa ser feito. Eles observaram que estão perto de aperfeiçoar o sangue universal a partir de doadores do tipo B, mas ainda existem problemas com o sangue do tipo A, que é mais complexo.

“Nosso foco agora é investigar detalhadamente se existem obstáculos adicionais e como podemos melhorar nossas enzimas para alcançar o objetivo final de produção de sangue universal”, disse o Sr. Hachem.