Uma visão de mundo “woke” fragmenta igrejas e acomoda o pecado: Rev. Franklin Graham

Por Beth Brelje
09/08/2023 01:45 Atualizado: 15/08/2023 16:17

À distância, muitas igrejas cristãs se parecem. Eles podem ter um campanário e vitrais e cantar canções familiares, mas a teologia é cada vez mais diferente à medida que igrejas independentes e algumas denominações adotam uma visão de mundo “woke”, fragmentando denominações e fragmentando o que significa ser cristão.

Hoje, algumas igrejas estão entre as que hasteiam a bandeira do arco-íris para receber a comunidade LGBT. Alguns na comunidade LGBT tornaram-se pregadores. Alguns se vestem de travesti no púlpito. Muitas das mesmas igrejas estão dizendo a suas congregações quando apoiar o aborto. Eles falam de racismo, mudança climática e política.

O termo “woke” é usado tanto por liberais quanto por conservadores para descrever uma série de ideologias progressistas radicais, incluindo teoria crítica da raça, justiça social e teoria de gênero.

“Se você quer resumir o que é wokeismo, é tudo baseado em sexo. E isso é homossexualidade, é sexo transgênero, casamentos entre pessoas do mesmo sexo. São casais que vivem juntos fora do casamento, e claro, não querem ser condenados. O wokeismo está tentando acomodar o pecado e fazer as pessoas se sentirem bem com seus pecados”, disse o presidente da Samaritan’s Purse, Rev. Franklin Graham, ao Epoch Times.

“O que é tão importante que todos entendam é a posição doutrinária da igreja que estão frequentando”, disse o Rev. Graham. “E para mim, quero frequentar uma igreja que acredita que a Bíblia é a palavra de Deus— não apenas contém a palavra de Deus, mas acredita de capa a capa que a Bíblia é sagrada e inspirada por Deus e que cada palavra da Bíblia é verdadeira.”

A Bíblia diz claramente que a homossexualidade é um pecado, diz o Rev. Graham, e o transgenerismo é uma mentira; não existe.

“Toda essa noção de que somos homens, mulheres e transgêneros simplesmente não é verdade”, disse o reverendo Graham. “É a igreja tentando apaziguar as pessoas que querem viver em pecado – adotando o pecado como norma – e a Bíblia diz que devemos resistir ao pecado. Devemos nos arrepender do pecado e abandonar nossos pecados. Como os cristãos pecam, não devemos ficar felizes com isso, nem nos vangloriar disso, nem ostentar isso. Devemos estar arrependidos.”

É por isso que as igrejas cristãs tradicionais não celebram o orgulho LGBT. Eles não celebram nada que a Bíblia descreve como pecaminoso.

“Nós certamente queremos amar as pessoas e ser gentis com as pessoas”, disse o Rev. Graham. “Mas não temos que concordar com as pessoas. O que acontece com o pessoal LGBT— com raiva, e eles dizem que você usa discurso de ódio se disser que o estilo de vida deles é errado. Não é que eu diga que o estilo de vida deles é errado; é o que Deus diz. Acho que é aí que voltamos e nos apoiamos na autoridade do escritura. Aqui está o que Deus diz. Deus diz que o assassinato é um pecado. Deus diz que roubar é um pecado. Deus diz que dar um falso testemunho ou um falso testemunho é um pecado. E Deus diz que o adultério é um pecado, e não honrar seus pais é um pecado. Temos que continuar voltando à autoridade das escrituras e ao que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto em particular”.

Ao tentar uma igreja pela primeira vez, os participantes podem pedir a alguém uma declaração doutrinária; muitas vezes eles podem encontrá-lo no site da igreja.

Divisão e um papel diminuído na sociedade

“Você vê muita divisão hoje e igrejas se separando”, disse o Rev. Graham.

A divisão e mais pessoas se afastando da fé diminuíram o papel histórico da igreja na sociedade.

“Digamos que 100 anos atrás, se você morasse em uma comunidade e sua casa pegasse fogo, a igreja seria onde você procuraria moradia. Seria a igreja que o receberia e o colocaria com outra família que o alimentaria, ajudaria a conseguir roupas e os homens da igreja viriam e tentariam ajudar a reconstruir sua casa”, disse o Rev. Graham. “É claro que [o] governo tentou tirar essas responsabilidades da igreja. Vimos, nos últimos 100 anos, todos esses vários programas sociais que o governo adotou. Infelizmente, o governo não pode fazer isso tão bem ou tão [efetivamente] quanto a igreja. Então a igreja perdeu sua posição na comunidade, como era antes, talvez 100 anos atrás.”

À medida que a fé e a política se tornam mais profundamente interligadas, a cultura muda. O livro “Como o espectro do comunismo está governando nosso mundo” inclui inúmeras menções de como a destruição da fé é uma marca registrada do comunismo.

“O comunismo ensina as pessoas a se oporem à crença em Deus e a rejeitar o divino. Ele simultaneamente lança ataques às religiões de fora enquanto manipula as pessoas para corromper a religião de dentro. As religiões foram politizadas, comercializadas e transformadas em entretenimento. Numerosos clérigos moralmente corruptos apresentam interpretações falaciosas de textos religiosos, enganando seus seguidores e chegando ao ponto de cometer adultério com seus membros leigos, ou mesmo pedofilia”, diz o livro. “Este caos deixou os crentes religiosos sinceros desnorteados e desprovidos de esperança. Apenas um século atrás, uma crença inabalável em Deus era um sinal de decência moral. Agora, os crentes religiosos são considerados tolos e supersticiosos. Eles guardam suas crenças para si mesmos, nem mesmo discutindo sua fé entre amigos, por medo de serem ridicularizados”.

Assuntos do Evangelho

Sermões repletos de ativismo político e pregadores ensinando crianças que há mais de dois gêneros podem ser vistos na página do Facebook “Woke Preacher Clips”. A página inclui uma congregação recitando o “Sparkle Creed”, que reza para um “Deus não-binário, [cujos] pronomes são plurais”.

Para manter o anonimato, o fundador da página não quis compartilhar um nome, mas disse ao Epoch Times em um chat de texto que a página foi iniciada em agosto de 2020. Ela contém clipes de sermões de todos os Estados Unidos.

“Eu estava focado principalmente em [coletar clipes sobre] antirracismo, justiça racial, reparações, esse tipo de coisa”, disse ele, acrescentando que houve algumas tendências nas mensagens. Em 2021 e 2022, houve muitos sermões divulgando pontos de discussão do governo sobre restrições do COVID e mandatos de vacinas. “ Isso também se acalmou sem arrependimento público. Também grande em 2022 foi o aborto, com muitas pessoas dizendo que a única maneira válida de ser pró-vida é também apoiar programas de bem-estar do governo do berço ao túmulo … O que tenho focado ultimamente são as organizações que divulgam os pontos de discussão do governo sobre o clima mudar.”

“Os tópicos mudam, mas a mensagem permanece a mesma: os cristãos conservadores devem reconsiderar em quem votam porque questões como justiça racial, saúde pública, pró-vida do útero ao túmulo, etc. não são questões partidárias, são questões do Evangelho. Os verdadeiros debates sobre esses tópicos realmente não acontecem nas plataformas das principais publicações evangélicas…

O Rev. Graham nos lembra que conforto e significado não vêm de um prédio de igreja.

“Não é a igreja que dá o conforto. É Deus, se formos obedientes a Ele, se vivermos nossas vidas para ele e obedecermos à Sua Palavra”, disse o Rev. Graham. “É ele quem dá o conforto, e quando perdemos um ente querido, ou vamos ao médico e temos um relatório ruim, e ele diz que você tem seis meses de vida, podemos nos consolar sabendo que nossa vida é nas mãos de um Deus todo poderoso.”

Entre para nosso canal do Telegram