Encontram na Argentina maior dos dinossauros: dez vezes tamanho do Rex

08/01/2018 Tecnologia

Um grupo de pesquisadores encontrou os restos do que agora é considerado como o maior dinossauro já conhecido pela humanidade. Eles afirmam que é 10% maior do que aquele que detinha o maior título até o momento, e é mais de dez vezes maior que um Tiranossauro Rex.

(Captura de Tela do YouTube de National Geographic)

O enorme Patagotitan Mayorum, agora goza do título de maior dinossauro que já andou pela Terra. Este réptil pré-histórico possuía 40 metros de comprimento, pesava quase 70 mil quilos e media 14 metros de altura. Que enorme dinossauro!

(Levi Bernardo/Wikimedia)

Um pastor argentino, Aureliano Hernández, descobriu um osso desta espécie pela primeira vez em 2013. Alguns paleontólogos contactaram-no para perguntar sobre o que havia descoberto, mas ele morreu antes que pudessem dizer-lhe o quão importante era sua descoberta.

(Blogspot de Species New to Science)

O dinossauro foi chamado Patagotitan Mayorum por um grupo de pesquisadores do Museu de Paleontologia Egidio Feruglio, na Argentina. O nome é derivado da região onde foi encontrada ─ Patagônia ─ da palavra grega ‘titã’ (que significa gigante) e do sobrenome da família que possui o território onde os ossos foram descobertos.

O dinossauro é 10% maior do que o dinossauro anteriormente conhecido como o maior, o Argentinossauro. Esta pesquisa nos faz indagar sobre se esta é realmente a maior espécie de dinossauro ou se talvez haja espécies ainda maiores a serem encontradas.

(Steveoc 86/Wikimedia)

Jose Luis Carballido, do Museu de Paleontologia Egidio Feruglio, disse à Newsweek: “É claro que cada grupo de animais terão seus próprios limites, mas, no caso dos dinossauros, havia uma série de adaptações que lhes permitiram chegar a esses tamanhos tão grandes. Podem ser maiores, mas talvez estejamos perto do limite de tamanho.”

Assista ao vídeo abaixo:

O que você acha? Teria havido dinossauros maiores que este?