Arquitetos antigos usaram a proporção ‘divina’ para dar beleza natural às criações do homem – veja como funciona

Por APRIL HOLLOWAY
12/07/2023 13:36 Atualizado: 12/07/2023 13:36

Há uma coisa que gregos antigos, artistas renascentistas, um astrônomo do século XVII e arquitetos do século XXI têm em comum – todos eles usaram  a média áurea , também conhecida como proporção áurea, proporção divina ou seção áurea. Para ser preciso, este é o número 1,61803399 – representado pela letra grega phi – que é considerado verdadeiramente único em suas propriedades matemáticas, sua prevalência em toda a natureza e sua capacidade de alcançar uma composição estética perfeita.

Segundo o astrofísico Mario Livio:

Algumas das maiores mentes matemáticas de todas as épocas, de Pitágoras e Euclides na Grécia antiga, passando pelo matemático italiano medieval Leonardo de Pisa e o astrônomo renascentista Johannes Kepler, até figuras científicas atuais, como o físico de Oxford Roger Penrose, passaram horas intermináveis sobre esta razão simples e suas propriedades. Mas o fascínio pela Razão Áurea não se limita apenas aos matemáticos. Biólogos, artistas, músicos, historiadores, arquitetos, psicólogos e até mesmo místicos ponderaram e debateram a base de sua onipresença e apelo. Na verdade, é justo dizer que a Razão Áurea inspirou pensadores de todas as disciplinas como nenhum outro número na história da matemática.

Na matemática e nas artes, duas quantidades estão na proporção áurea se sua proporção for igual à proporção de sua soma para a maior das duas quantidades. Quando a média áurea é conceituada em duas dimensões, normalmente é apresentada como uma espiral regular definida por uma série de quadrados e arcos, cada um formando “retângulos dourados”.

Esse potencial simbólico surge devido à forma como a forma espiral da média se assemelha aos padrões de crescimento observados na natureza e suas proporções lembram as dos corpos humanos. Assim, essas simples espirais e retângulos, que serviam para sugerir a presença de uma ordem universal subjacente ao mundo, foram assim apelidadas de “douradas” ou “divinas”.

A proporção áurea na história

A proporção áurea tem fascinado intelectuais ocidentais de diversos interesses por pelo menos 2.400 anos. Os primeiros monumentos conhecidos que se acredita terem sido construídos de acordo com esse número atraente são as estátuas do Partenon na Grécia, datadas entre 490 e 430 a.C. eram bem versados nas propriedades desse número único.

Segundo alguns historiadores, os egípcios pensavam que a proporção áurea era sagrada. Portanto, era muito importante em sua religião. Eles usaram a proporção áurea ao construir templos e lugares para os mortos. Além disso, os egípcios achavam a proporção áurea agradável aos olhos. Eles o usaram em seu sistema de escrita e no arranjo de seus templos. Os egípcios sabiam que estavam usando a proporção áurea, mas a chamavam de “proporção sagrada”.

A primeira definição registrada da proporção áurea remonta ao período em que o matemático grego Euclides (c. 325–c. 265 a.C.) descreveu o que chamou de “proporção extrema e média”. No entanto, as propriedades únicas da proporção se popularizaram no século XV, quando a estética era um componente vital da arte renascentista e a geometria servia a propósitos práticos e simbólicos. Como o famoso matemático, astrônomo e astrólogo, Johannes Kepler (1571-1630) escreveu:

A geometria tem dois grandes tesouros: um é o Teorema de Pitágoras e o outro a divisão de uma linha em razão extrema e média; o primeiro podemos comparar a uma medida de ouro, o segundo podemos nomear uma joia preciosa.

A proporção áurea na arquitetura

Muitos artistas e arquitetos têm proporcionado seu trabalho para se aproximar da proporção áurea com a crença de que o resultado será esteticamente mais agradável. Concebendo formas a partir dessa proporção, um arquiteto pode projetar uma maçaneta que tenha uma relação complementar com sua porta, que por sua vez tenha uma relação semelhante com sua parede envolvente, e assim por diante. Mas, mais do que isso, a proporção áurea tem sido usada para a fachada de grandes edifícios desde o Parthenon até a Grande Mesquita de Kairouan e até marcos modernos como a Ópera de Sydney e a National Gallery em Londres.

Epoch Times Photo
(LouieLea/Shutterstock)
Epoch Times Photo
(PASTA DESIGN/Shutterstock)

A proporção áurea na natureza

Talvez o que seja mais surpreendente sobre a Proporção Áurea é que ela pode ser vista como um fenômeno que ocorre naturalmente na natureza. A proporção áurea é expressa no arranjo dos ramos ao longo dos caules das plantas e nas nervuras das folhas. Pode ser visto nos esqueletos de animais e humanos e na ramificação de suas veias e nervos. Pode até ser visto nas proporções de compostos químicos e na geometria dos cristais. Essencialmente, está ao nosso redor e dentro de nós e, por isso, o psicólogo alemão Adolf Zeising (1810-1876) a rotulou de “lei universal”:

no qual está contido o princípio básico de todo esforço formativo pela beleza e completude nos reinos da natureza e da arte, e que permeia, como um ideal espiritual supremo, todas as estruturas, formas e proporções, sejam elas cósmicas ou individuais, orgânicas ou inorgânicas. , acústico ou óptico; que encontra sua realização mais completa, no entanto, na forma humana.

Como resultado das propriedades únicas dessa proporção áurea, muitos veem a proporção como sagrada ou divina e como uma porta para uma compreensão mais profunda da beleza e da espiritualidade da vida, revelando uma harmonia ou conexão oculta em muito do que vemos.

Republicado com permissão. Leia o original em Ancient Origins .

Entre para nosso canal do Telegram