As boas bactérias que você pode pegar no Natal

Por Amy Denney
21/12/2023 16:11 Atualizado: 21/12/2023 16:11

Acontece que as celebrações do feriado não são de todo ruins para a saúde intestinal – mesmo que uma porção extra de torta e bebidas não seja especialmente útil para a cintura ou para o sistema imunológico.

Uma pesquisa sugere que quando você está cercado por entes queridos, sua assinatura microbiana recebe um impulso de bactérias protetoras da saúde – independentemente de como você come. Seu microbioma é a comunidade de bactérias, vírus e fungos que vivem em seu intestino e que ajudam a contribuir para o sistema imunológico e a promover o bem-estar físico e mental em geral.

Quando se trata de como compartilhamos microrganismos, a maior parte da investigação centrou-se em microrganismos patogênicos e na transmissão causadora de doenças. Mas muitas espécies de bactérias intestinais protegem a nossa saúde e até nos ajudam a combater invasores conhecidos coletivamente como “germes”.

Compartilhando bons microrganismos

Um estudo de 2015 de babuínos, determinou que o comportamento de higiene – e não a dieta – explicava a composição microbiana semelhante entre a rede social dos animais. A investigação humana quatro anos mais tarde validou o conceito, observando que os casais tinham assinaturas microbianas mais próximas do que os irmãos.

Publicado na Nature, o estudo revelou mais diversidade e riqueza microbiana nos microbiomas daqueles que eram casados ​​do que nos microbiomas daqueles que viviam sozinhos. Ter uma comunidade microbiana diversificada com uma abundância de criaturas microscópicas está associado à saúde.

O estudo mostrou que quanto mais próximas as relações, maior a diversidade dos microbiomas das pessoas. Os autores notaram a importância da descoberta à luz de pesquisas anteriores que mostram longevidade e outros benefícios para a saúde entre aqueles que são casados.

“Trancar-se sozinho em casa para ficar longe dos germes é extremamente prejudicial, do meu ponto de vista”, Maio Al-Ali, naturopata e nutricionista de saúde intestinal, disse ao Epoch Times. “O resultado final é que passar tempo socializando com seus entes queridos pode melhorar sua saúde intestinal. E, claro, a interação humana que traz alegria, endorfinas, comunidade e união é muito benéfica para o intestino e para a saúde em todos os níveis.”

O efeito oposto

Por outro lado, relacionamentos que trazem estresse podem ser prejudiciais ao intestino, conforme hipotetizado em um estudo de caso publicado em 2021 na Frontier Nutrition. O artigo aborda sobre como a microbiota pode ser afetada quando o casamento termina.

Outro estudo procurou descobrir se visitar os sogros no Natal poderia ter um efeito prejudicial sobre as bactérias intestinais. O estudo incomum teve apenas 28 participantes comparando os microbiomas daqueles que passaram o Natal com a própria família com os microbiomas daqueles que visitaram os sogros. Cada grupo tinha um perfil microbiano distinto.

Relatado no Human Microbiome Journal, o estudo não perguntou aos participantes se eles estavam estressados ​​por passar tempo com os sogros, mas aqueles que estavam com os sogros experimentaram uma diminuição significativa em todas as espécies de Ruminococcus, cujos baixos níveis foram associados com depressão e estresse psicológico.

O grupo que visitou com a própria família tinha maior variedade de espécies, o que os autores supõem ter a ver com um aumento no contato físico com seus parentes.

Embora ela tenha dito que pode ser um salto atribuir as descobertas ao estresse, Vanessa Ruiz disse que a pesquisa pode validar como as experiências psicológicas afetam o corpo físico mesmo à medida que envelhecemos. A Sra. Ruiz é médica naturopata e palestrante nacional sobre experiências adversas na infância, ela leciona na Rewire Trauma Therapy

Férias harmoniosamente saudáveis

Estudos recentes mostram que o microbioma pode desempenhar um papel no desenvolvimento do cérebro dos bebês. Já foi observado que a saúde dos bebês responde positivamente quando recebem vínculo físico e contato visual, o que aumenta a cognição e o reconhecimento e envolvimento social.

“Há muita ciência realmente boa olhando para o lado positivo de como relacionamentos harmoniosos e estar perto de pessoas com quem realmente nos apegamos podem realmente amortecer as partes do nosso cérebro que estão programadas para a defensiva, a resposta de lutar ou fugir”, disse a Sra. Ruiz.

Pessoas que se apreciam e sentem alegria na companhia umas das outras tendem a sincronizar os batimentos cardíacos entre si também, ressaltou ela. Embora o mecanismo seja pouco compreendido, pesquisas de um artigo de 2017 em Frontiers in Public Health mostraram que isso acontece em ambientes laboratoriais e naturais.

Ruiz disse que os humanos foram feitos para o envolvimento social, o pertencimento e o apego – o que ajuda a regular o sistema nervoso.

“Estar perto de pessoas que conhecemos realmente ajudará a otimizar a oxitocina – que é o hormônio da ligação – e isso nos ajudará a nos sentirmos mais calmos”, disse ela. “Quando estamos perto de pessoas que são [auto] regulamentadas e com as quais estamos conectados, na verdade começaremos a sincronizar com elas de várias maneiras.”

Lidando com o negativo

No entanto, a temporada de férias traz consigo agendas lotadas, consumo excessivo de álcool e açúcar, viagens e até personalidades abrasivas em reuniões de férias com familiares e amigos. Todos podem causar um aumento no estresse e nos sintomas intestinais.

Ruiz disse que ajuda estar atento à sua agenda e ser intencional com quem você passa o tempo. Isso pode significar reduzir o tempo gasto em reuniões, em vez de desistir completamente.

Pode ser útil evitar compromissos excessivos e participar de eventos consecutivos que não lhe dão tempo para descomprimir, acrescentou ela. Levar em consideração o tempo de transição também pode oferecer uma oportunidade de agendar um horário para o autocuidado, como a meditação.

“É claro que todos nós precisamos de tempo de descanso e recuperação”, disse Al-Ali, que também é professora de ioga e líder de retiros. “A meditação é extremamente curativa para a saúde e a saúde intestinal… Vá lá e socialize, mas quando estiver em casa, medite.”

Um calendário repleto de obrigações pode ser estressante por si só. A Sra. Ruiz disse que você pode se preparar melhor estando atento com antecedência. Por exemplo, se você sabe que passará algum tempo com alguém com quem foi difícil lidar no passado, ela tem três sugestões:

• Reserve um tempo para avaliar suas próprias expectativas com antecedência.
  • Prepare-se para estar alerta até mesmo para pequenos momentos de conexão.
  • Seja grato pelos momentos fáceis e reconheça que mesmo essas conexões pequenas e esparsas podem ajudar a atender às suas necessidades.

“Quase queremos que o relacionamento seja de uma certa forma, e talvez algumas pessoas não tenham capacidade”, disse Ruiz. “Há tantas considerações… tantas obrigações. Muitas vezes os contratamos para promover o relacionamento, para melhorar a conexão. E há benefícios para nós, mas ainda é estresse.”

Lidando com o desconforto digestivo

Embora o stress e a alegria tenham efeitos opostos no microbioma intestinal, essas transformações também ocorrem no contexto da dieta. Exagerar na comida – incluindo muita coisa que pode estar fora da nossa dieta normal – e no álcool também afetará a nossa saúde intestinal.

A Sra. Al-Ali ofereceu estas dicas para aliviar o desconforto digestivo:

• A maior parte da azia não é causada por alimentos específicos, mas sim pelo tamanho das porções. Evite comer demais e gatilhos comuns, como estresse, álcool, comida picante, chocolate, cafeína, tomate e frutas cítricas.
  • Evite comer muito rápido e exagerar com alimentos ricos e gordurosos. Isso pode causar inchaço.
  • Diminua a velocidade e esteja presente enquanto come.
  • Experimente beber água com limão com vinagre de maçã diluído no início das refeições para evitar indigestão.
  • Probióticos e alimentos fermentados podem ajudar a otimizar a flora intestinal.
  • Ervas amargas e enzimas digestivas podem ajudar na digestão.
  • Para dores de estômago, experimente beber chás de gengibre, erva-doce e hortelã-pimenta após as refeições.