Novos planetas são descobertos pela NASA; 100 planetas similares à Terra

27/06/2011 00:00 Atualizado: 06/08/2013 19:32

Representação artística de Kepler além do sistema solar. (Cortesia da NASA/JPL–Caltech)

Apenas ao sair de nosso sistema solar, a NASA descobriu mais de 100 novos planetas similares a Terra, despertando novas esperanças nos interessados em vida extraterrestre.

A agência diz que a nave espacial Kepler coletou dados por seis semanas em mais de 156.000 estrelas, buscando sinais de planetas que orbitavam ao seu redor.

De acordo com CTV, os dados revelaram cinco novos sistemas com a Via Láctea bem como 700 corpos celestes que podem ser novos planetas, entre os quais 140 são considerados similares ao nosso planeta. Esta constatação significa que sua composição poderá suportar o desenvolvimento de formas de vida simples.

A sonda espacial Kepler foi lançada em março de 2009. Dois meses mais tarde, em maio, ela alcançou sua posição monitorando o espaço fora do sistema solar. A nave espacial está em missão há quatro anos examinando a estrutura e a diversidade de sistemas planetários na Via Láctea, usando um telescópio que inclui uma máquina fotográfica de 95 megapixels.

“Enquanto um estudo exaustivo está sendo feito, a implicação disto é que numerosos sistemas planetários têm múltiplos planetas”, declarou William Borucki, principal pesquisador da missão, ao Mail Online.