Meditação pode causar eventos quânticos na mente sobre a matéria além da capacidade de quem não medita

Por BEN BENDIG e MICHAEL WING
28/09/2022 11:23 Atualizado: 28/09/2022 11:48

A física quântica confronta o aspirante a descobridor um dos enigmas mais duradouros que a ciência moderna tem a oferecer, o que o renomado físico Richard Feynman, descreveu como “o único mistério”. O nome que lhe foi dado – o experimento da dupla fenda – parece muito mais simples que seu enigma.

Este experimento tornou-se ainda mais misterioso agora, com pesquisas revelando uma estranha conexão entre mente e matéria, e como as práticas mentais como a meditação podem influenciar os fenômenos quânticos.

Mas vamos começar revisando aquele experimento fundamental que nos lançou neste novo paradigma pós-newtoniano do mundo quântico.

O experimento da dupla fenda

Uma maneira de explicar esse enigma seria começar a olhar para sua contraparte de uma única fenda: tente imaginar um feixe de fótons (partículas de luz) sendo disparados em uma caixa à prova de luz através de uma única fenda, então atinge dentro da caixa, um pedaço de papel fotográfico.

O que apareceria seria um padrão combinando com aquela fenda no papel, como era de se esperar. A exposição seria mais forte nos locais onde uma linha reta emana da fonte de luz, passa pela fenda e toca o papel.

Naturalmente, alguma luz se espalharia aleatoriamente para os lados, ficando mais fraca e esparsa à medida que as partículas de fótons tenderiam a disparar em linha reta, não para os lados; no entanto, tais valores atípicos são previsíveis. As bordas externas do papel apareceriam menos expostas.

Esse padrão é exatamente o que você esperaria de um feixe de luz brilhando através de uma fenda – como pequenas balas atirando no espaço, fótons disparados como partículas. Nada estranho até aqui – ainda.

Epoch Times Photo
Uma ilustração do experimento de fenda única (Ilustração – grayjay/Shutterstock)

A estranheza aparece quando uma segunda fenda é adicionada. A luz lançada através de duas fendas produz um padrão totalmente diferente e inesperado; a razão para isso quebra o velho paradigma científico.

Como a única fenda produziu uma exposição, agora você pode esperar duas exposições, mas, estranhamente, não é isso que acontece. Em vez disso, várias faixas, de intensidades variadas com lacunas entre elas, aparecem, abrangendo a largura do papel – não seguindo linhas retas como antes, mas fotografando em todos os ângulos diferentes.

Isso é reconhecido pela ciência como um “padrão de interferência”, mas não é algo que partículas (como pequenas balas atirando no espaço) produzem. De jeito nenhum. Os padrões de interferência são causados ​​por ondas (ou seja, praia em vez de balas), que não são partículas; e quando várias ondas se cruzam, elas se multiplicam ou se cancelam em vários intervalos, gerando tais padrões. Os fótons sempre foram considerados partículas; de alguma forma, o experimento da dupla fenda os fez pararem de agir como tal e, em vez disso, os fez se comportarem como ondas.

Vendo isso, os cientistas ficaram confusos. Partículas não são ondas. Ondas não são partículas. Balas são balas. A praia é a praia. Algo estava faltando no velho paradigma newtoniano.

Epoch Times Photo
Ilustração do experimento da dupla fenda (Ilustração – grayjay/Shutterstock)

Então, eles começaram a examinar mais de perto o que estava acontecendo entre a fonte de luz e o papel. Eles tentaram disparar fótons únicos, um de cada vez, através das fendas, sem saber em qual fenda entrariam e, surpreendentemente, ainda acabaram com um padrão de interferência.

Isso é surpreendente porque seria de se esperar que o fóton tivesse que “escolher” uma fenda ou outra para disparar e atingir o papel; como poderia entrar pelas duas fendas, como uma onda, e depois se multiplicar de modo a produzir esse padrão? De alguma forma, o único fóton evitou “escolher” como as partículas fariam. Os cientistas ficaram perplexos, então olharam ainda mais de perto.

Eles ampliaram para espionar intimamente cada fóton para saber com certeza em qual fenda ele entrou. E algo incrível aconteceu: o ato de olhar em si aparentemente fez com que o padrão mudasse! Foi-se o padrão de interferência; aparecendo em vez disso foram duas exposições de aglomerados – como seria de esperar de pequenas balas voando, como no primeiro experimento! O que pode ter causado isso?

Epoch Times Photo
Ilustração do experimento de dupla fenda com onda de probabilidade colapsada (Ilustração – grayjay/Shutterstock)

Várias teorias foram postuladas. O ato da observação consciente provou ser fundamental para causar um “evento quântico”. Alguns teorizaram que certa matéria (por exemplo: fótons) às vezes ocupa não apenas um ponto no espaço e no tempo, mas vários potenciais .

Então, sob certas condições, ele “escolhe” algum ponto ou outro e aparece em nosso tempo-espaço vindo do mundo quântico. Acontece que os fótons nesse não-estado assumem uma forma de onda – não ondas materiais, mas ondas de probabilidade: onde a partícula provavelmente apareceria. Também aconteceu que o evento de observação – um evento quântico – desencadeou o colapso dessas probabilidades, fazendo com que a partícula aparecesse aqui deste lado.

Por fim, a consciência se juntou à equação da matéria. Descobriu-se que o universo é muito mais misterioso do que Newton sonhou!

A física quântica não se encaixa no modelo da física clássica, que prevaleceu por séculos: onde matéria e mente estão para sempre separadas uma da outra. No mundo quântico, o observador consciente e objetivo perde sua objetividade, pois o próprio ato de observação distorce os resultados.

Para entender melhor como a mente pode afetar a matéria, alguns cientistas passaram a testar as capacidades da mente. Qual a melhor forma de olhar para essas interações cruciais do que pegar o velho experimento da fenda dupla e testar de outra forma?

Experimento: os poderes mentais dos meditadores são estatisticamente significativos

Dean Radin e colegas, conduziram uma série de experimentos para explorar como a mente pode afetar a matéria. Em seus testes,  primeiro os participantes se familiarizaram com o experimento da dupla fenda ao verem um desenho animado de 5 minutos; em seguida, eles foram levados para uma sala de aço eletricamente blindada, sentados a poucos metros de um aparelho de dupla fenda e receberam instruções para tentar, na hora certa, influenciar o feixe de luz usando apenas suas mentes.

Durante períodos atribuídos aleatoriamente, com duração entre 15 e 30 segundos, os participantes foram solicitados a sentar-se ociosos ou tentar afetar o aparelho. Cada sessão durou cerca de 15 minutos.

Eles descobriram que durante os períodos em que os participantes se concentravam no dispositivo, os padrões de interferência apareciam com uma frequência significativamente menor em comparação de quando o dispositivo estava ativo sem ninguém presente. A concentração humana, ao que parece, faz a diferença.

(tiger/Shutterstock)

No que diz respeito aos controles, eles controlavam fatores como blindagem elétrica, temperatura e vibração – nenhum dos quais poderia explicar os resultados. Radin e colegas também examinaram como as flutuações no campo geomagnético da Terra afetaram os dados, já que estudos anteriores mostraram que as variações magnéticas estão ligadas a certos comportamentos humanos (por exemplo: atividade do mercado de ações, suicídios, saúde cardíaca, experimentos sobre percepção extra-sensorial e assim por diante).

Eles constataram que os experimentos não foram influenciados por tais variações, embora tenham contribuído para os resultados, afirmando os impactos que tais influências têm.

Para comprovar esses resultados ao acaso, eles determinaram que seria necessário executar o mesmo conjunto de experimentos 150.000 vezes, enquanto a maioria dos estudos de psicologia consideraria 1 em 20 como um resultado válido.

A capacidade mental de concentração, eles revelaram, foi fundamental nos resultados dos experimentos; a atenção focada afeta a natureza da luz, determinando se os fótons se comportam como ondas ou partículas. Além disso, os participantes experientes em meditação mostraram uma capacidade consideravelmente maior de afetar os padrões; aqueles que não meditavam normalmente não mostravam impactos estatisticamente significativos. A evidência estatística fala por si: a meditação pode desempenhar um papel na catálise de eventos quânticos.

O que levanta uma série de novas questões: exatamente qual é a conexão entre atenção focada e fenômenos quânticos? Como os meditadores são diferentes daqueles que não meditam? Como a concentração efetua tais resultados? O volume de prática ou grau de domínio importa? Se assim for, em que medida? Como certos métodos ou técnicas de meditação podem afetar os resultados? O caminho está sendo pavimentado, muito possivelmente, em direção a um novo mundo científico onde mente e matéria são a mesma coisa.

The Epoch Times publica em 21 idiomas, veiculado em 35 países.

Siga nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/EpochTimesPT

Twitter: https://twitter.com/EpochTimesPT

Instagram: https://www.instagram.com/ntd_portugues