Seria a niacina uma peça faltando no quebra-cabeça da COVID?

Pesquisadores afirmam que, com base nos efeitos das vitaminas B no sistema imunológico, elas podem ser úteis na prevenção e tratamento da COVID

Por Joseph Mercola 

Embora as vitaminas C e D tenham atraído muita atenção na luta contra a COVID-19, as vitaminas B também podem desempenhar um papel importante, de acordo com dois artigos recentes – em particular a niacina (B3).

O primeiro, “Esteja bem: Um Papel Potencial para a Vitamina B na COVID-19”, foi publicado na edição de fevereiro de 2021 da revista Maturitas. O artigo é resultado de uma colaboração conjunta entre pesquisadores da Universidade de Oxford, da United Arab Emirates University e da University of Melbourne, na Austrália.

Embora nenhum estudo com vitaminas B tenha sido realizado em pacientes com a COVID-19, os pesquisadores enfatizam que, com base nos efeitos das vitaminas B no sistema imunológico, competência imunológica e glóbulos vermelhos (que ajudam a combater infecções), a suplementação pode ser útil para auxiliar outras estratégias de prevenção e tratamento. Conforme observado pelos autores:

“É necessário destacar a importância da vitamina B porque ela desempenha um papel central no funcionamento da célula, no metabolismo energético e na função imunológica adequada.

A vitamina B auxilia na ativação adequada das respostas imunes inatas e adaptativas, reduz os níveis de citosinas pró-inflamatórias, melhora a função respiratória, mantém a integridade endotelial, previne a hipercoagulabilidade e pode reduzir o tempo de permanência no hospital.

Portanto, o status da vitamina B deve ser avaliado em pacientes com a COVID-19 e a vitamina B pode ser usada como um adjunto não farmacêutico aos tratamentos atuais … 

A vitamina B não apenas ajuda a construir e manter um sistema imunológico saudável, mas pode potencialmente prevenir ou reduzir os sintomas da COVID-19 ou tratamento da infecção por SARS-CoV-2. O mau estado nutricional predispõe as pessoas a infecções mais facilmente; portanto, uma dieta balanceada é necessária para a imunocompetência.”

As vitaminas B desempenham vários papéis no processo da doença pela COVID-19 

É importante ressaltar que as vitaminas B podem influenciar vários processos da doença específicas da COVID-19, incluindo:

  • Replicação viral e invasão
  • Indução de tempestade por citocinas
  • Imunidade adaptativa
  • Hipercoagulabilidade

O artigo segue detalhando como cada uma das vitaminas B pode ajudar a controlar vários sintomas da COVID-19:

  • Vitamina B1 (tiamina) – A tiamina melhora a função do sistema imunológico, protege a saúde cardiovascular, inibe a inflamação e auxilia nas respostas saudáveis ​​de anticorpos. A deficiência de vitamina B1 pode resultar em uma resposta inadequada de anticorpos, levando a sintomas mais graves. Também há evidências sugerindo que B1 pode limitar a hipóxia.
  • Vitamina B2 (riboflavina) – Riboflavina em combinação com luz ultravioleta demonstrou diminuir infecciosidade do SARS-CoV-2 abaixo do limite detectável no sangue humano, plasma e produtos plaquetários.
  • Vitamina B3 (niacina / nicotinamida) – Niacina é um bloco de construção do NAD e do NADP, que são vitais no combate à inflamação.
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico) – Vitamina B5 auxilia na cicatrização de feridas e reduz a inflamação.
  • Vitamina B6 (piridoxal 5′-fosfato / piridoxina) – Piridoxal 5′-fosfato (PLP), a forma ativa da vitamina B6, é um cofator em várias vias inflamatórias. A deficiência de vitamina B6 está associada à função imunológica desregulada. A inflamação aumenta a necessidade de PLP, o que pode resultar em depleção. De acordo com os autores, em pacientes com COVID-19 com altos níveis de inflamação, a deficiência de B6 pode ser um fator contribuinte. Além do mais, a B6 também pode desempenhar um papel importante na prevenção da hipercoagulação observada em alguns pacientes com COVID-19.
  • Vitamina B9 (folato / ácido fólico) – O folato, a forma natural da B9 encontrada nos alimentos, é necessária para a síntese de DNA e proteína em sua resposta imune adaptativa. O ácido fólico, a forma sintética normalmente encontrada em suplementos, foi recentemente descoberto para inibir a furina, uma enzima associada a infecções virais, evitando assim que a proteína spike SARS-CoV-2 se ligue e ganhe entrada nas células. A pesquisa sugere que o ácido fólico pode, portanto, ser útil durante os estágios iniciais da COVID-19. Outro artigo recente descobriu que o ácido fólico tem uma afinidade de ligação forte e estável contra o SARS-CoV-2. Isso também sugere que pode ser uma terapêutica adequada contra a COVID-19.
  • Vitamina B12 (cobalamina) – A B12 é necessária para a síntese saudável de células vermelhas do sangue e DNA. A deficiência de B12 aumenta a inflamação e o estresse oxidativo ao elevar os níveis de homocisteína. Seu corpo pode eliminar a homocisteína naturalmente, desde que você esteja ingerindo B9 (folato), B6 ​​e B12 suficientes. Hiperhomocisteinemia – uma condição caracterizada por níveis anormalmente elevados de homocisteína – causa disfunção endotelial, ativa cascatas de plaquetas e de coagulação e diminui as respostas imunológicas. também está associado a certos distúrbios respiratórios. O avanço da idade pode diminuir a capacidade do corpo de absorver B12 dos alimentos, portanto, a necessidade de suplementação pode aumentar à medida que você envelhece. De acordo com o “Esteja bem: Um Papel Potencial para a Vitamina D na COVID-19”:

    “Um estudo recente mostrou que os suplementos de metilcobalamina têm o potencial de reduzir os sintomas e danos aos órgãos relacionados a COVID-19. Um estudo clínico realizado em Singapura mostrou que os pacientes com a COVID-19 que receberam suplementos de vitamina B12 (500 μg), vitamina D (1000 UI) e magnésio reduziram a gravidade dos sintomas da COVID-19 e os suplementos reduziram significativamente a necessidade de oxigênio e suporte de terapia intensiva.”

Niacina – uma peça perdida do quebra-cabeça da COVID-19?

O segundo artigo, “Fornecimento Suficiente de Niacina: A Peça Perdida do Quebra-cabeça da COVID-19 e além?” (que é uma pré-impressão e ainda não foi submetido à revisão por pares), concentra-se especificamente na niacina (B3), levantando a questão de se esta vitamina pode realmente ser um jogador crucial no processo da doença pela COVID-19. Conforme observado no resumo:

“Propriedades antivirais definitivas são evidenciadas para a niacina, ou seja, ácido nicotínico (NA), como terapia da doença coronavírus 2019 (COVID-19) para a recuperação e prevenção da doença, ao nível da reversão ou progressão de sua patologia segue como uma função intrínseca do suprimento de NA.

Esta investigação detalhada um desemaranhamento completo de como a propagação inflamatória a jusante da infecção do vírus respiratório agudo 2 (SARS-CoV-2) resultante é totalmente proibida ou revertida rio acima para fora do corpo para restaurar rapidamente a saúde com suplementação dinâmica bem tolerada de NA suficiente (ou seja, ~ 1-3 gramas por dia).”

Conforme observado neste artigo, uma marca registrada principal da patologia pela COVID-19 é a tempestade de citosinas, que pode levar à falência de múltiplos órgãos e a morte. Elevações marcadas em citosinas pró-inflamatórias são responsáveis ​​por esta cadeia de eventos, os mais notáveis ​​dos quais são interleucina-6 (IL-6), interleucina-1β (IL-1β), fator de necrose tumoral-α (TNF-α) e quimioatraente de monócitos proteína-1 (MCP-1).

Se você puder diminuir e controlar essas citosinas prejudiciais, terá uma boa chance de impedir a tempestade de citosinas e os danos que ela causa. O dinucleotídeo adenina nicotinamida (NAD+) desempenha um papel importante nisso, e a niacina é um bloco de construção do NAD. Conforme explicado em “Esteja bem: Um Papel Potencial para a Vitamina D na COVID-19”:

“NAD + é liberado durante os estágios iniciais da inflamação e tem propriedades imunomoduladoras, conhecidas por diminuir as citosinas pró-inflamatórias, IL-1β, IL-6 e TNF-α. Evidências recentes indicam que alvejar IL-6 pode ajudar a controlar a tempestade inflamatória em pacientes com s COVID-19.”

Além de diminuir acentuadamente as citosinas pró-inflamatórias, a niacina também demonstrou:

  • Reduzir a replicação de uma série de vírus, incluindo o vírus da vacínia, vírus da imunodeficiência humana, enterovírus e vírus da hepatite B
  • Reduzir a infiltração de neutrófilos
  • Têm efeito anti inflamatório em pacientes com indução por ventilação mecânica na lesão pulmonar

Niacina modula a tempestade de bradicinina

A COVID-19 também desencadeia tempestades de bradicinina. A bradicinina é uma substância química que ajuda a regular a pressão arterial e é controlada pelo sistema renina-angiotensina (SRA). A hipótese da bradicinina fornece um modelo que ajuda a explicar alguns dos sintomas mais incomuns da COVID-19, incluindo seus efeitos bizarros no sistema cardiovascular.

Os pesquisadores descobriram que o SARS-CoV-2 diminui a regulação da capacidade do corpo de degradar ou quebrar a bradicinina. O resultado final é uma tempestade de bradicinina, e isso parece ser um fator importante em muitos dos efeitos letais da COVID-19, talvez até mais do que as tempestades de citocinas associadas à doença. À medida que a bradicinina se acumula, aparecem os sintomas mais graves da COVID-19.

A vitamina D tem um impacto significativo no RAS e pode, portanto, ajudar a prevenir uma tempestade de bradicinina, mas a niacina também desempenha um papel importante. Conforme observado em “Fornecimento Suficiente de Niacina: A Peça Perdida do Quebra-cabeça da COVID-19 e além?”:

“A administração de NA [niacina] de liberação imediata foi relatada como altamente eficaz na prevenção de danos ao tecido pulmonar envolvidos nesta … patologia. Na verdade, os autores de um artigo de março de 2020 na Nature por esse motivo concluem com a sugestão de suplementação de niacina para pacientes com a COVID-19 como uma ‘abordagem sábia’ ”.

O artigo também expõe o papel do NAD +, e porque a niacina é uma estratégia útil para aumentar o NAD +:

“Os principais efeitos da COVID-19 envolvem o metabolismo do triptofano e a via da quinurenina em direção ao esgotamento desses precursores de NAD + …

Dosagem exclusivamente suficiente de NA de liberação imediata – por meio de seu processamento no corpo de mamífero para formar NAADP [fosfato de dinucleotídeo de adenina ácido nicotínico, um mobilizador de cálcio] – leva a uma bomba de energia potencial inversa de volta a montante, do núcleo para cima e, finalmente, para fora do corpo, da propagação a jusante de tal doença inflamatória que se espalha para as células.

Isso é possível pela capacidade do NAADP de ser prontamente formado por fornecimento de NA suficiente para induzir Ca2 + [cálcio] canalizando de volta a inflamação acumulada ou resultante para fora do corpo, representando a energia cinética … que, por gradiente de elétrons, se move a jusante para o corpo.

A tentativa de restaurar o NAD + com outros precursores de NAD + além de NA (por exemplo, nicotinamida, ribosídeo de nicotinamida, mononucleotídeo de nicotinamida) apenas temporariamente e, de certa forma, artificialmente, aumenta os níveis de NAD +, até que eles se esgotem com inflamação subsequente.

NA é de fato o único composto a produzir NAADP prontamente se necessário em ambientes ácidos (como é característico da patologia de doença inflamatória subsequente), que por sua vez fornece uma energia potencial / ação de bombeamento de H + de sua energia cinética (calor) inversa a jusante inflamação para finalmente restaurar NAD + aos níveis pré-inflamatórios normais, bem como outros cofatores depletados de forma inflamatória e vias bioquímicas para um estado de saúde mais termodinamicamente homeostático …

O ‘rubor vermelho de niacina’ na verdade é esta esfoliação termodinâmica de doenças, toxinas, e (restauração de) compostos danificados por radicais livres sendo H + (energia potencial) bombeada para fora do corpo.

Representa a terapia anti inflamatória ou termodinâmica (ou seja, semelhante à transferência de energia) em ação que única e exclusivamente a ingestão oral suficiente de NA de liberação imediata é capaz de (prontamente) atingir a potência.”

Uso recomendado

O artigo aprofunda-se nos aspectos bioquímicos de como a niacina atua em seu corpo, então, se você estiver interessado nisso, você pode querer lê-lo. Em resumo, no que se refere a COVID-19, o importante a entender é que parece haver uma ligação causal entre o baixo nível de niacina e a infecção por SARS-CoV-2.

“Nada fora do fornecimento de niacina suficiente … é capaz de levar prontamente ao fornecimento de NAADP necessário … para ação terapêutica que neutraliza a progressão da doença inflamatória.”

De acordo com os autores, a capacidade do SARS-CoV-2 de invadir seu corpo depende se a sinalização do cálcio pode prosseguir corretamente, o que, por sua vez, depende da presença de NAADP. E, conforme explicado na seção citada acima, a niacina forma NAADP em seu corpo. A sinalização de cálcio dependente de NAADP é responsável tanto pela inibição da entrada do vírus nas células quanto pela expulsão do vírus das células já infectadas.

E, novamente, os autores enfatizam que “nada fora de niacina suficientemente fornecida de forma dinâmica é capaz de conduzir prontamente ao fornecimento de NAADP necessário nesses ambientes ácidos para ação terapêutica que neutraliza a progressão da doença inflamatória”.

Eles também apontam que o estímulo que você obtém com a niacina é parte de como a niacina expulsa os radicais livres inflamatórios das células. Conforme você continua a tomar o suplemento em uma dose consistente e suficientemente alta, o rubor diminuirá gradualmente, o que é um sinal de que seu corpo está atingindo uma homeostase saudável.

“Isso representa talvez o estado ideal que deve ser trabalhado e mantido depois disso – em termos de dosagem de niacina – para, respectivamente, reverter e prevenir a inflamação”, afirmam os autores.

Embora o fluxo possa ser desconfortável, os autores enfatizam que é “realmente seguro” e, na verdade, “deve ser procurado quando necessário por suas propriedades anti inflamatórias”.

Dosagem sugerida

Como uma “terapia restauradora da saúde” para aqueles com diagnóstico de SARS-CoV-2, eles recomendam começar com uma dose de 500 miligramas de niacina de liberação imediata, duas a três vezes ao dia, idealmente nas primeiras 48 horas do início dos sintomas. À medida que a resposta ao estimulo diminui, aumenta-se a dose para 1.000 mg, duas a três vezes ao dia.

“Para o subgrupo de pacientes que ainda sofrem com perfis de citosinas elevados de danos profundos remanescentes de infecção por SARS-CoV-2 previamente experimentada, o alívio da (s) doença (s) em direção à restauração completa da saúde ao estado pré-infecção de iniciar e manter o regime de dosagem acima mencionado foi consistentemente relatado para assumir dentro de dois dias e seguir incrementalmente ao longo de semanas.”

Embora os autores sugiram que você pode usar niacina profilaticamente, usando a mesma dose, eu discordo. De acordo com os autores:

“Ao fornecer NAADP suficiente prontamente, este mesmo regime de dosagem de NA é capaz de servir como profilaxia, o que pode ser interpretado como a incapacidade física / bioquímica de progressão suficiente de SARS-CoV-2 para entrar no corpo e / ou posteriormente induzir a replicação, o início da infecção ou a progressão da doença em um hospedeiro não infectado anteriormente.”

Pode haver algum valor para as altas doses em infecções agudas pela COVID-19, mas eu sou cético. Eu sou um grande fã do aumento de NAD + e tenho usado há anos. Minha pesquisa sugere que você realmente só precisa de cerca de 25 mg por dia de niacina, o que não causa rubor em quase ninguém. Acredito que a maioria se beneficiaria com a ingestão de 25 mg de niacina diariamente, de preferência em um complexo B bem balanceado, que teria tiamina (B1), que também se mostrou útil para a COVID-19.

Como melhorar o seu estado de vitamina B

Como regra geral, recomendo obter a maior parte, senão toda a sua nutrição de alimentos reais. Isso funcionará bem para a maioria das vitaminas B, mas não se você estiver usando niacina terapeuticamente, conforme descrito acima. Para isso, você precisará tomar um suplemento.

Dito isso, a lista abaixo mostrará quais alimentos contêm quais vitaminas B, bem como fornecerá orientações gerais sobre a dosagem, se você estiver tomando um suplemento. Se você está tentando melhorar seu status de vitamina B, considere também limitar o açúcar e comer mais alimentos fermentados.

A razão para isso é porque toda a série de vitaminas do grupo B é produzida em seu intestino, supondo que você tenha uma flora intestinal saudável. Comer alimentos de verdade, incluindo muitas verduras com folhas e alimentos fermentados, fornecerá ao seu microbioma fibras importantes e bactérias benéficas para ajudar a otimizar a produção interna de vitamina B.

Vitamina B1 – Carne de porco, peixe, nozes e sementes, feijão, ervilha, arroz integral, abóbora, aspargos e frutos do mar.

  • A dose diária recomendada para B1 é de 1,2 mg / dia para homens e 1,1 mg / dia para mulheres.

Vitamina B2 – Ovos, carnes orgânicas, carnes magras, vegetais verdes como aspargos, brócolis e espinafre.

  • A RDA é de 1,1 mg para mulheres adultas e 1,3 mg para homens.
  • Seu corpo não consegue absorver mais do que cerca de 27 mg de cada vez, e alguns multivitamínicos ou suplementos de complexo B podem conter quantidades desnecessariamente altas.

Vitamina B3 – Fígado, frango, vitela, amendoim, pimenta em pó, bacon e tomates secos ao sol têm algumas das maiores quantidades de niacina por grama.

Outros alimentos ricos em niacina incluem fermento de padeiro, páprica, café expresso, anchovas, espirulina, pato, cogumelos shiitake e molho de soja.

  • A ingestão alimentar de referência estabelecida pelo Food and Nutrition Board varia de 14 a 18 mg por dia para adultos.
  • Quantidades mais altas são recomendadas dependendo de sua condição. Para obter uma lista das dosagens recomendadas, consulte o site da Clínica Mayo.
  • A dosagem recomendada como terapia anti inflamatória e restauradora da saúde em “Fornecimento Suficiente de Niacina: A Peça Perdida do Quebra-cabeça da COVID-19 e além?” é 500 mg duas a três vezes ao dia, aumentando até 1.000 mg, duas a três vezes ao dia, à medida que o rubor diminui.

Vitamina B5 – Carne, aves, frutos do mar, carnes orgânicas, ovos, leite, cogumelos, abacates, batatas, brócolis, amendoim, sementes de girassol, grão de bico e arroz integral.

  • A recomendação é de 5 mg para adultos com mais de 19 anos.
  • O ácido pantotênico em suplementos dietéticos está frequentemente na forma de pantotenato de cálcio ou pantetina.

Vitamina B6 –  Peru, carne bovina, frango, salmão selvagem, batata-doce, batata, sementes de girassol, pistache, abacate, espinafre e banana.

  • A levedura nutricional é uma excelente fonte de vitaminas B, especialmente B6.
  • Uma porção (2 colheres de sopa) contém cerca de 10 mg de vitamina B6.
  • Não deve ser confundida com a levedura de cerveja ou outras leveduras ativas, a levedura nutricional é feita de um organismo cultivado em melaço, que é então colhido e seco para desativar a levedura.
  • Tem um agradável sabor de queijo e pode ser adicionado a vários pratos diferentes.

Vitamina B9 – Vegetais verdes folhosos orgânicos frescos, crus, especialmente brócolis, aspargos, espinafre e nabo, e uma grande variedade de feijões, especialmente lentilhas, mas também feijão, grão-de-bico, feijão vermelho, feijão preto e marinho.

  • O ácido fólico é um tipo sintético de vitamina B usado em suplementos; o folato é a forma natural encontrada nos alimentos.
  • (Pense: o folato vem da folhagem, de plantas com folhas comestíveis.)
  • Para que o ácido fólico seja útil, ele deve primeiro ser ativado em sua forma biologicamente ativa (L-5-MTHF).
  • Quase metade da população tem dificuldade em converter o ácido fólico na forma bioativa devido a uma redução genética na atividade enzimática.
  • Por esse motivo, se você tomar um suplemento de vitamina B, certifique-se de que contém ácido fólico natural em vez de ácido fólico sintético.
  • O fermento nutricional é uma excelente fonte.
  • A pesquisa também mostra que a ingestão de fibra dietética tem um impacto no status de folato.
  • Para cada grama de fibra consumida, os níveis de folato aumentaram quase 2%.
  • Os pesquisadores levantaram a hipótese de que esse aumento no nível de folato se deve ao fato de que a fibra nutre as bactérias que sintetizam o folato no intestino grosso.

Vitamina B12 –  A vitamina B12 é encontrada quase exclusivamente em tecidos animais, incluindo alimentos como fígado bovino, carne bovina, cordeiro, pargo, veado, salmão, camarão, vieiras, aves, ovos e laticínios.

Os poucos alimentos vegetais que são fontes de B12 são, na verdade, análogos de B12 que bloqueiam a absorção da verdadeira B12.

  • A levedura nutricional é rica em B12 e é altamente recomendada para vegetarianos e veganos.
  • Uma porção (2 colheres de sopa) fornece quase 8 mcg de vitamina B12 natural.
  • O spray sublingual (sob a língua) ou as injeções de vitamina B12 também são eficazes, pois permitem que a grande molécula de B12 seja absorvida diretamente na corrente sanguínea.

Referências

Maturitas 2021 Feb; 144: 108–111

Yahoo 27 de agosto de 2020

Maturitas 15 de agosto de 2020 DOI: 10.1016 / j.maturitas.2020.08.007 [Epub ahead of print

ChemRxiv 30 de março de 2020 DOI: 10.26434 / chemrxiv.12034980.v1 (PDF)

Research Square 26 de maio de 2020 DOI: 10.21203 / rs.3.rs-31775 / v1

PLoS ONE 5 (9): e12244

New York Times 6 de setembro de 2016

Maturitas 15 de agosto de 2020 DOI: 10.1016 / j.maturitas.2020.08.007 [Epub antes da impressão], 1.7. Vitamina B12

OSF Preprints Suprimento de niacina suficiente: A peça que falta no quebra-cabeça para COVID-19?

Vitamin D (terceira edição) 2011: 707-723

OSF Preprints Suprimento de niacina suficiente: A peça perdida do quebra-cabeça para COVID-19?

Cell Death and Differentiation 2020 May; 27 (5): 1451-1454

My Food Data, Thiamine

Dietary Reference Intakes for B Vitamins

NIH.gov Riboflavina

Healthaliciousness.com, Top 10 High Niacina Foods

Healthaliciousness.com, Niacina-Rich Foods

Mayo Clinic Niacina Dosagem de

pré-impressões OSF Suprimento suficiente de niacina: a peça que falta no quebra-cabeça para COVID-19?

NIH.gov Ácido Pantotênico

NIH Vitamina B6 Fact Sheet 10 de dezembro de 2019

Healthalisciousness.com, Top 10 Alimentos Ricos em Vitamina B6

Dados de Auto Nutrição, Levedura

NIH Folato NIH 29 de março de 2021

Quadro, Levedura Nutricional

American Journal of Clinical Nutrition 1997 dez; 66 (6): 1414-21

Entre para nosso canal do Telegram

Assista também:

 
Matérias Relacionadas