Se a perda de peso é seu único objetivo para fazer exercícios, é hora de repensar suas prioridades

Exercícios reduzem o risco de doenças cardíacas e derrames

Por Evelyn Parr

Como sociedade estética, muitas vezes demonizamos a gordura corporal e estigmatizamos as pessoas com grande quantidade dela. Frequentemente, supõe-se que as pessoas com excesso de peso não se exercitam e não são saudáveis.

Mas isso não é verdade: você pode ser gordo e estar em forma. Na verdade, à medida que envelhecemos, baixos níveis de condicionamento físico podem ser mais prejudiciais à saúde do que grandes quantidades de gordura.

Para aqueles que estão pensando em começar a praticar exercícios, tente buscar motivação além da perda de peso. Não importa quanto você pesa, fazer exercícios sempre será trará vários benefícios.

Os exercícios, na verdade, não fazem um bom trabalho no gasto energético para perda de peso. Isso se deve em parte a um efeito compensatório de nosso apetite, que aumenta depois que fazemos exercícios.

Os exercícios mudam a quantidade de gordura que temos em relação à quantidade de tecido muscular magro que temos, mas isso nem sempre causa grandes mudanças nas escalas.

Aqui estão cinco maneiras pelas quais os exercícios melhoram nossa saúde, não importa o quanto pesemos.

1. Melhor condicionamento cardiorrespiratório

Um condicionamento cardiorrespiratória melhor é uma medida de quão longe e com força você pode correr sem precisar parar, ou quantos degraus você pode subir sem ficar sem fôlego. Correr por mais tempo, ou subir mais escadas, significa que você tem uma maior aptidão cardiorrespiratória absoluta, que não pode ser melhorada apenas com a perda de peso.

Ter um alto índice de massa corporal (IMC) pode reduzir a intensidade absoluta que você pode exercitar, mas não significa que seja menos eficaz.

Você pode ser capaz de correr a distância de três poste de luz, por exemplo, mas não correr de forma consistente por 1 quilômetro. Embora possa parecer que a corrida periódica não é tão impressionante, é tudo relativo à sua linha de base e qualquer exercício é melhor do que nada.

Se você está carregando muito excesso de peso, pode preferir exercícios sem levantamento de peso, como nadar ou andar de bicicleta dentro de casa para minimizar o estresse nas articulações, mas isso vai depender de você e do que você gosta de fazer. Afinal, é mais provável que você continue se exercitando se gostar.

Se você está pensando “mas eu odeio correr / nadar / andar de bicicleta / dançar e prefiro levantar pesos”, então levante pesos! Embora levantar pesos não tenha os mesmos efeitos que o treinamento cardiovascular, os benefícios são grandes para a mobilidade, função articular e manutenção da massa muscular à medida que envelhecemos.

2. Menor risco de doença cardíaca e derrame

Os exercícios reduzem o risco de doenças cardíacas e derrames, mesmo em pessoas com doenças crônicas como diabetes, independentemente da gordura corporal.

O exercício regular ajuda a baixar a pressão arterial, melhora a distribuição de sangue por todo o corpo e reduz a inflamação, mesmo em pessoas com alto índice de massa corporal.

3. Reduzindo a gordura “ruim”

Os exercícios melhoram a capacidade do nosso corpo de usar energia. Armazenamos grandes quantidades de energia na forma de gordura, o que é muito difícil de decompor, pois custa muito oxigênio em comparação com combustíveis “mais baratos” para o corpo usar como a glicose.

Mas quando nos exercitamos regularmente, aumentamos a capacidade do nosso corpo de usar a gordura como fonte de combustível, além de exigir mais energia em repouso.

Isso não significa necessariamente que mais exercício é igual a mais perda de gordura, mas significa mais rotatividade de gordura e, normalmente, menos gordura armazenada dentro e ao redor dos órgãos (a gordura visceral “ruim”).

4. Benefícios para a saúde mental

A pesquisa tem mostrado consistentemente que as pessoas que se exercitam (independentemente do tamanho e forma do corpo) têm melhor saúde mental e níveis mais baixos de estresse, depressão e problemas emocionais.

Ele faz isso através do fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando a liberação de endorfinas que nos fazem sentir felizes e ajudando a moderar a resposta do cérebro ao estresse.

Frequentemente, a parte mais difícil é começar a fazer exercícios ou ir realizá-los, mas assim que você estiver se movendo, os benefícios para a saúde mental começam.

5. Prevenindo o ganho de peso

Embora os exercícios não possam nos ajudar a perder muito peso na balança, é uma boa maneira de mantê-lo sob controle.

O exercício regular continua a encorajar o corpo a usar os combustíveis armazenados e a remodelar os tecidos (como os músculos) para se tornar mais saudável e forte.

Mas prevenir a recuperação do peso é difícil. Pessoas que perderam peso podem precisar de mais exercícios para neutralizar o impulso fisiológico de retornar ao peso corporal mais elevado.

Se precisar de ajuda extra para começar ou encontrar uma rotina que se adapte a você, converse com seu clínico geral ou considere consultar um profissional especializado.

Evelyn Parr é pesquisadora em metabolismo de exercícios e nutrição no Instituto Mary MacKillop para Pesquisa em Saúde da Universidade Católica Australiana. Este artigo foi publicado originalmente por The Conversation.

 

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