Nutricionista traça dieta saborosa para antienvelhecimento

Por que acrescentar chocolate amargo à sua lista de compras essa semana? Porque o chocolate atua como a serotonina no cérebro (faz você feliz) e contém catequinas, às quais ajudam a prevenir rugas.

Mas escolha no mínimo 85% de cacau, porque carregar seu corpo com açúcares adicionais é uma receita para a infelicidade a longo prazo, segundo a nutricionista Thorbjörg Hafsteinsdóttir, de 54 anos, estabelecida na Dinamarca, e autora de cinco livros.

“Eu como todos os dias”, ela disse recentemente em um café da manhã em Manhattan para celebrar a tradução para o inglês de seu livro “10 anos mais nova em 10 semanas”.

O livro traça um programa de 10 semanas para mudar sua dieta e vida com ferramentas práticas, como listas de compras e receitas com nutrientes densos. Ele inclui guias de beleza natural de ‘faça você mesmo’ e de ‘o que comprar’, como também um questionário para testar sua idade biológica comparada à sua idade cronológica. (Aviso, seu corpo provavelmente é mais velho do que você gostaria—mas a boa notícia é que o resto do livro ajuda você a diminuir o declínio dele).

Aqui estão algumas das dicas de Hafsteinsdóttir para evitar o envelhecimento:

Coma superalimentos saborosos

O conselho de dieta de Hafsteinsdóttir é delicioso (veja a receita de salada de fruta) e orientado para uma meta.

“Antes de tudo, tem que ser saboroso”, diz ela. Sua meta é diminuir o processo de envelhecimento reduzindo a inflamação. “Todas as minhas receitas são anti-inflamatórias”, ela disse.

Ela recomenda consumir superalimentos como bagas com phyto químicos para combater a inflamação; salmão com gorduras ácidas de omega 3, às quais são boas para a pele, cérebro e sistema nervoso; e linho, o qual equilibra o açúcar do sangue e melhora a pele.

Desfrute a doçura natural

Como uma ex-viciada em açúcar, Hafsteinsdóttir sabe por experiência própria como se parece a montanha russa do açúcar do sangue—os altos e baixos, as dores nas juntas e a neblina do cérebro dos adoçantes refinados.

O programa antienvelhecimento dela requer que você desapegue-se de açúcares adicionados e farinhas refinadas, os quais causam inflamação—um grande componente do envelhecimento. Mas não se preocupe, banir o açúcar “não significa que nós não podemos ter nenhuma doçura em nossas vidas”.

Significa refinar seu paladar para desfrutar da doçura de frutas frescas e desidratadas e aprender como especiarias como a baunilha e a canela acentuam sabores doces.

Ingira proteína no café da manhã e nos lanches

Alguma vez já experimentou salmão assado com banana para o café da manhã? Pode soar estranho, Hafsteinsdóttir disse, mas é uma ideia muito boa para comer proteína de alta qualidade pela manhã. “Se você come esse tipo de proteína de manhã, pode senti-la pelo resto do dia”.

Se você não pode sair da cama e devorar um filé, uma vitamina com fruta e proteína também é uma ótima maneira de começar o dia, ela disse.

Proteína também é essencial para derrotar os desejos da tarde por açúcar ou cafeína. A chave é embalar os lanches certos. “Você tem que preparar você mesmo. Tem que saber o que trazer para seu trabalho ou para qualquer lugar que esteja indo” Hafsteinsdóttir disse.

As sugestões dela: faça um pão doce rico em proteína de linhaça; coma um abacate com ovo cozido; ou se você tiver tempo para preparar, faça você mesmo uma salada com ovo ou atum.

Beba em abundância

Quando se trata de beber, Hafsteinsdóttir sugere chás verdes, sucos de frutas e vegetais e um monte de água. Ela não diz não ao álcool, mas se você escolher beber, sirva-se de uma quantidade moderada e beba o de mais alta qualidade.

Exercite-se de acordo com o seu tipo

Para os melhores efeitos antienvelhecimento, Hafsteinsdóttir recomenda exercício moderado que combine com o tipo do seu corpo. Ela classifica os tipos de corpo como o “ir”, “ficar” e “ioiô”, tipos baseados nos hormônios que tendem a dominar.

As pessoas “ir” correm por adrenalina e tendem a ser hiperativas e impacientes; elas trabalham duro e gostam de exercícios vigorosos. Esses tipos se dão bem com exercícios como spinning, corrida ou nado e devem também considerar formas mais tranquilizadoras de exercícios tais como yoga, Pilates ou meditação.

O tipo de pessoa “ficar” é dominado pelos hormônios da tireoide e pela testosterona. Eles podem passar horas lendo, buscando tranquilidade e são geralmente instruídos. Eles tendem a ter metabolismos mais lentos e não gostam de exercícios. Caminhadas rápidas, natação, yoga e Pilates são bons para esse tipo de pessoa.

Insulina e cortisona dominam os tipos “ioiô”, que são indecisos e têm um monte de altos e baixos. Eles tendem a ser estressados e cansados, propensos à depressão, mas também são criativos e tem um monte de energia depois de tomarem uma decisão. Esse tipo de pessoa deve fazer exercícios de musculação, como também yoga, Pilates, e caminhada.

Novamente, moderação é a chave no antienvelhecimento—exercício demais não é muito saudável, disse Hafsteinsdóttir. Fará você “envelhecer muito rápido”.

Para fazer o teste antienvelhecimento e ler algumas de suas receitas visite: http://pinetribe.com/thorbjorg/

RECEITA:

Salada de Fruta Poderosa

Experimente essa imoral salada de fruta para um brunch especial ou coma de sobremesa com chantilly.

• Sementes de romã
• Abacaxi fresco cortado em cubos
• Tâmaras picadas
• Amêndoas picadas
• Banana
• Chocolate amargo, com pelo menos 85% de cacau

 
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