Mídia estatal chinesa usa tela da Times Square para reproduzir propaganda de Xinjiang

Sanções econômicas dos EUA atingiram Xinjiang duramente

Por Eva Fu 

Nova Iorque — A mídia estatal chinesa Xinhua está exibindo outdoors digitais em um dos espaços publicitários mais cobiçados do mundo para promover produtos de Xinjiang em meio ao crescente protesto global pela campanha de repressão do regime na região.

Na Times Square de Nova Iorque, pouco antes do Natal, uma tela gigante medindo cerca de 64 pés de altura e 40 pés de largura reproduzia repetidamente um vídeo da Xinhua, mostrando Shihezi, uma das maiores cidades de Xinjiang, como uma próspera cidade “ecológica”.

O vídeo de 30 segundos apresentou Shihezi como um “epítome” dos esforços de desenvolvimento verde da China, com “frutas doces, vinhos inebriantes, uma imagem da cidade verde e uma vida feliz pelas pessoas”, de acordo com uma descrição de um comunicado de imprensa do dia 4 de janeiro pela Xinhua Screen Media Co.

“A cidade chinesa de Shihezi encanta a Times Square com os frutos do desenvolvimento verde”, afirmou a Xinhua no comunicado à imprensa.

Esse retrato contrasta fortemente com as violações aos direitos humanos do regime na região, que incluem a detenção de cerca de 1 milhão de uigures em campos, onde são submetidos a tortura, trabalho forçado e doutrinação política.

Essas preocupações levaram os Estados Unidos e aliados a realizar um boicote diplomático contra os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim. O governo dos EUA, vários parlamentos ocidentais e um tribunal popular independente classificaram a campanha de Pequim como um genocídio.

Apresentar Shihezi como uma “cidade verde” contra esse pano de fundo parece irônico, de acordo com Ilshat H. Kokbore, vice-presidente do comitê executivo do grupo de defesa do Congresso Mundial Uigur. Kokbore trabalhou como professor universitário em Shihezi por 15 anos, de 1988 a 2003.

O regime está tentando “amenizar a acusação de genocídio”, relatou ele ao Epoch Times. Com as Olimpíadas chegando em apenas quatro semanas, qualquer reconhecimento diplomático ou elogio do Ocidente equivaleria a um “sucesso” que Pequim poderia usar para aumentar sua legitimidade, afirmou.

Um agricultor e seu filho colhem algodão em um campo de algodão em Shihezi, na região de Xinjiang, na China, no dia 22 de setembro de 2007 (China Photos/Getty Images)
Um agricultor e seu filho colhem algodão em um campo de algodão em Shihezi, na região de Xinjiang, na China, no dia 22 de setembro de 2007 (China Photos/Getty Images)

Por trás da fachada “ecológica”, Shihezi é uma cidade de estilo militar administrada pela Xinjiang Production e Construction Corps (XPCC), de acordo com a mídia estatal chinesa. XPCC é um grupo paramilitar regional que os Estados Unidos sancionaram por graves violações aos direitos humanos.

“A cidade não é amigável com ninguém, nem mesmo com os chineses Han que vivem lá”, afirmou Kokboore, referindo-se ao grupo étnico majoritário na China.

Shihezi é uma cidade importante para a exportação de produtos de algodão e tomate, de acordo com relatos da mídia chinesa.

Quando Kokbore era professor lá, todos os anos durante a temporada de colheita do algodão, que normalmente começava em meados de setembro, ele lideraria cerca de 50 a 70 alunos uigures para colher algodão. A mão de obra não era remunerada. Para cumprir a cota, às vezes eles tinham que ficar nos campos de algodão das 6h às 22h.

“Isso se chamava educação laboral para os alunos”, relatou ele.

Washington proibiu todas as importações de algodão e tomate da região em janeiro passado devido a preocupações com trabalho forçado. Em dezembro, o presidente Joe Biden sancionou um projeto de lei que proibia todas as importações de Xinjiang.

Um agricultor transporta sacos de algodão em uma fábrica de algodão em Shihezi de Xinjiang, na China, no dia 23 de setembro de 2007 (China Photos/Getty Images)
Um agricultor transporta sacos de algodão em uma fábrica de algodão em Shihezi de Xinjiang, na China, no dia 23 de setembro de 2007 (China Photos/Getty Images)

Essas sanções atingiram Xinjiang duramente, afirma Kokbore, que acredita que essa seja a principal razão por trás da campanha de anúncio de Pequim. Com as exportações para os Estados Unidos restringidas, segundo suas conexões de Shihezi, o governo da cidade está em uma situação financeira difícil e até tem alguns problemas para pagar integralmente os salários dos funcionários públicos.

É improvável que esta campanha de propaganda dê frutos, dado o que o mundo sabe sobre os abusos do regime chinês contra seus cidadãos em Xinjiang e em outros lugares, afirmou ele. Kokbore apontou o exemplo recente do duro bloqueio da cidade de Xi’an em uma tentativa de manter os números do COVID-19 baixos, o que deixou os moradores lutando para obter alimentos e cuidados médicos básicos.

“Como alguém pode confiar neste governo?” ele questionou. “Seus próprios cidadãos não podem desfrutar de nenhuma liberdade … [e] não podem, quando precisam, nem mesmo visitar o médico”.

A Xinhua estreou na Times Square em 2011 em um esforço para expandir seu alcance global, usando a tela para exibir vídeos que retratam o regime de maneira favorável.

Estudantes por um Tibete Livre protestam abaixo de um novo outdoor eletrônico alugado pela Xinhua (2ª de cima), a agência de notícias operada pelo regime chinês, em sua estreia na Times Square de Nova Iorque, no dia 1º de agosto de 2011 (Stan Honda /AFP via Getty Images)
Estudantes por um Tibete Livre protestam abaixo de um novo outdoor eletrônico alugado pela Xinhua (2ª de cima), a agência de notícias operada pelo regime chinês, em sua estreia na Times Square de Nova Iorque, no dia 1º de agosto de 2011 (Stan Honda /AFP via Getty Images)

No início do ano passado, em meio ao crescente escrutínio sobre o suposto encobrimento da origem da pandemia pela China, um anúncio da Xinhua afirmou que a China estava liderando o mundo no combate à pandemia e pediu unidade. Na época, Pequim se recusou a entregar dados brutos de pacientes para a investigação da origem do vírus para a Organização Mundial da Saúde.

Mas a agência de notícias e outros veículos estatais chineses estão enfrentando um crescente ceticismo no Ocidente. A agência registrou-se como agente estrangeiro no ano passado por ordem do Departamento de Justiça. É também um dos 15 meios de comunicação estatais chineses que os Estados Unidos designaram como missão estrangeira, ao lado do China Daily e da emissora de língua inglesa CGTN.

Os americanos precisam “dizer não” ao regime chinês, declarou Kokbore.

Dado que Pequim restringe fortemente as atividades dos meios de comunicação americanos e estrangeiros na China, Kokbore questionou por que Washington deveria conceder tanta liberdade aos meios de comunicação do regime nos Estados Unidos.

“Por que devemos deixar a mídia chinesa propagar livremente a ideologia comunista? Isso não deveria acontecer.”

Danella Pérez Schmieloz contribuiu para este artigo.

Entre para nosso canal do Telegram

Assista também:

 
Matérias Relacionadas