Google direciona usuários para propaganda de ataque ao Shen Yun Performing Arts

Google direciona usuários para propaganda de ataque ao Shen Yun Performing Arts

O Shen Yun Performing Arts visitou o Lincoln Center em Nova Iorque em 7 de março de 2019 (Dai Bing / The Epoch Times)

2019/12/17

Por Petr Svab

Pequim abriu uma nova frente na internet para sua campanha de mais de uma década para fechar uma empresa de artes cênicas cujos shows desafiam o registro de direitos humanos e a identidade cultural do regime chinês.

Os resultados de pesquisa do Google para a companhia Shen Yun Performing Arts estão direcionando os usuários para a propaganda do regime chinês. Entre os principais resultados estão vários artigos que se alinham aos pontos de discussão do regime ou são produzidos diretamente pelo regime. Outros mecanismos de pesquisa não produzem esses resultados.

Se o Google está buscando ativamente atingir o Shen Yun com o ponto de vista do Partido Comunista Chinês, não está claro. O próprio mecanismo de pesquisa pode ser manipulado.

A arte que causou ira

O regime chinês se opõe ao Shen Yun desde sua criação por dois motivos: a ameaça representada pelo renascimento da cultura tradicional da China e o retrato artístico da empresa da perseguição à prática espiritual do Falun Gong.

Iniciado em 2006 como uma empresa de dança e música do norte de Nova Iorque, o Shen Yun toma como seu credo reviver a cultura tradicional chinesa e mostrar através das artes sua história de 5.000 anos.

Suas animadas performances, elogiadas pelos críticos pelo domínio artístico, tornaram-se um dos pilares nos palcos, desde o Lincoln Center, em Nova Iorque, até o Palais des Congrès, em Paris. Embora tenha coberto principalmente motivos históricos e folclóricos, algumas de suas peças de dança também retratam a perseguição religiosa na China de hoje. E esta parte tem sido um espinho no lado do regime chinês.

O regime alvejou o Shen Yun com seu extenso aparato de propaganda e, como a companhia de arte notou recentemente, parte dessa propaganda é destacada nos produtos do Google, incluindo resultados de pesquisa.

Isso pareceu algo estranho para a empresa, já que a internet está repleta de artigos e vídeos com artistas, críticos de arte e celebridades que elogiam o Shen Yun. No entanto, o Google parece favorecer um punhado de artigos e sites, incluindo aqueles produzidos diretamente pelo regime chinês, que espalham falsas alegações sobre a empresa.

“Não importa quantas milhares de críticas positivas existam. … Mas ainda assim, esses artigos negativos estão no topo do ranking do Google ”, disse Leeshai Lemish, um funcionário da empresa, à NTD, afiliada do Epoch Times.

Por exemplo, quando um usuário digita “Shen Yun” na barra de pesquisa do Google, um dos principais termos de pesquisa sugeridos é “cult shen yun”.

Essa associação vem diretamente do regime comunista.

Todos contra o Falun Gong

Os artistas do Shen Yun dizem em seu site que extraem seus valores do Falun Gong, uma prática de meditação cujos praticantes têm sido cruelmente perseguidos pelo regime comunista na China há mais de duas décadas.

O Falun Gong, também conhecido como Falun Dafa, é uma prática meditativa que inclui um conjunto de ensinamentos morais baseados nos princípios de veracidade, compaixão e tolerância. Ele foi banido pelo regime chinês em 1999 devido à sua popularidade. Estimativas oficiais da época colocam o número de pessoas que praticam de 70 a 100 milhões.

O Falun Gong é um tópico especialmente difícil para o regime, uma vez que está diretamente relacionado a um de seus abusos mais terríveis – ganhar dinheiro matando minorias religiosas e vendendo seus órgãos.

Um tribunal de especialistas em Londres concluiu no início deste ano que o regime realmente matou seu próprio povo e vendeu seus órgãos para transplantes “em uma escala significativa” e que as principais vítimas foram pessoas detidas por praticar o Falun Gong. Outros grupos de vítimas incluem cristãos clandestinos (que se recusam a aceitar a versão censurada do cristianismo na igreja sancionada pelo regime) e membros da minoria de uigures muçulmanos.

As informações sobre a perseguição que atingiu o público – em grande parte graças a reportagens da mídia independente, incluindo o Epoch Times – percorreram um longo caminho para desfazer os esforços de Pequim de se mostrar uma potência mundial moderna, legítima e responsável.

A tática do regime tem sido rotular o Falun Gong de “culto”.

Campanha de difamação

Quando a perseguição ao Falun Gong começou, o regime culpou seus seguidores por todas as transgressões concebíveis. Se um assassinato acontecesse, a mídia controlada pelo Estado culparia o Falun Gong. Se informações negativas sobre o regime chegassem ao público, a mídia culparia o Falun Gong por “espalhar boatos”. Até o ataque mortal de sarin de 1995 em um metrô de Tóquio cometido pelo culto Aum Shinrikyo foi retrospectivamente atribuído ao Falun Gong pela propaganda do regime do regime.

“Culpe o Falun Gong”, escreveu o músico Axl Rose, da fama de “Gun N ‘Roses”, em sua música de 2008 “Chinese Democracy” – um golpe irônico na campanha de difamação do regime.

Em 2001, o regime chegou ao ponto de encenar um incidente em que várias pessoas foram incendiadas na Praça Tiananmen em Pequim e culparam o Falun Gong. Quando um documentário premiado expôs que o incidente foi encenado – mostrando nas próprias imagens do regime que uma das vítimas foi realmente atingida na cabeça com um objeto contundente por um homem trajado em um casaco militar – o regime simplesmente cortou as partes incriminadoras das filmagens e divulgou novamente a peça de propaganda, observou o comentarista político chinês Heng He em um artigo de 2009 do Epoch Times.

Até hoje, os turistas chineses ficam surpresos ao ver o Falun Gong praticado livremente em parques for da China, já que a propaganda doméstica inicialmente alegou que a prática era ilegal em todo o mundo. Talvez o maior contraste da propaganda tenha sido o fato de centenas de milhares de pessoas adotarem a prática na vizinha Taiwan sem produzir nenhum dos problemas grotescos atribuídos ao Falun Gong no continente.

O regime também tentou infundir sua propaganda na imprensa ocidental. Jornais como o The New York Times e o The Washington Post há muito incluem inserções oficialmente marcadas como publicidade, mas, na verdade, são propagandas produzidas pelo regime.

Às vezes, o regime até consegue que a mídia ocidental inclua a propaganda em suas próprias reportagens. Nesses casos, geralmente não está claro se o regime influenciou diretamente a publicação ou se a propaganda surgiu através da negligência editorial.

Vários desses artigos sobre o Shen Yun, no entanto, são destacados nos resultados de pesquisa do Google, dando à propaganda de Pequim mais exposição do que a infinidade de respostas genuínas às performances do Shen Yun. Às vezes, especialmente quando se procura termos relacionados ao Shen Yun em chinês, a propaganda do regime é colocada ainda mais evidente nos resultados do que as páginas oficiais da empresa.

Uma página que ataca o Shen Yun no site da Embaixada da China em Washington, DC tende a aparecer entre os 15 principais resultados de pesquisa no Google. Mas seria difícil encontrar a página usando outros mecanismos de pesquisa, como Yahoo, Bing e DuckDuckGo, a menos que se aprofundasse nos resultados.

Partido versus tradição

Outra razão pela qual Pequim reclama contra o Shen Yun é a ameaça que a promoção da cultura tradicional feita pelo Shen Yun representa para o regime.

Desde o início o regime comunista tentou erradicar a cultura tradicional da China. Durante a Revolução Cultural das décadas de 1960 e 1970, ele tentou eliminá-la completamente. Textos e monumentos históricos foram queimados e esmagados, enquanto eruditos e monges foram humilhados, presos e mortos.

As crenças tradicionais foram substituídas pelo que os chineses às vezes chamam de “cultura do Partido” – uma mistura de revisionismo histórico, ateísmo dogmático, materialismo e uma busca inescrupulosa do poder e lucro, tácita e sem escrúpulos, condicionada à obediência ao regime.

Até a própria cultura tradicional foi reinterpretada para servir ao propósito do Partido. A lealdade, por exemplo, é uma das cinco principais virtudes do confucionismo. Tradicionalmente, inclui o conceito de criticar os superiores para ajudá-los a corrigir suas deficiências. Na cultura do Partido, porém, significa obediência cega ao Partido.

O Shen Yun, por outro lado, não apenas exibe a cultura tradicional, mas defende abertamente seus princípios subjacentes e contra sua destruição e perseguição, que, segundo o comentarista político chinês Zhang Tianliang, dissolvem a base ideológica do regime.

“Quando as crenças da cultura tradicional e dos valores morais reviverem, a consciência do povo também despertará. A desintegração da cultura do Partido é inevitável. Quando isso acontecer, o PCC, um sistema político maligno, perderá o ambiente em que se baseia para sobreviver ”, escreveu ele em um artigo de 2008 do Epoch Times.

Depois que o dissidente chinês Wei Jingsheng viu Shen Yun em 2013, ele disse: “O Shen Yun representou o maior desafio para o PCC. Os chineses despertaram para a beleza de sua própria cultura tradicional”.

“O povo chinês vê que o que Shen Yun apresenta é sua verdadeira cultura e que o que o PCC apresenta está errado”, disse Wei. “Nesse sentido, Shen Yun é muito importante para o povo chinês”.

Campanha documentada

Campanha documentada

A propaganda nos resultados de pesquisa do Google ocorre dentro de um contexto em que o regime tenta sabotar os desempenhos de Shen Yun, dos quais a empresa identificou muitos exemplos.

A tática mais comum tem sido o uso das embaixadas chinesas locais para pressionar os estabelecimentos a não deixar o Shen Yun se apresentar. Esses esforços, no entanto, falharam em sua maioria. O Shen Yun tem crescido constantemente em tamanho e agora tem sete empresas de turnê atuando coletivamente para cerca de um milhão de pessoas por ano.

Outra tática envolveu pressionar os políticos a evitar assistir às apresentações ou emitir proclamações em apoio ao Shen Yun. No entanto, esse esforço, ao que parece, saiu pela culatra e gerou um burburinho sobre Shen Yun nos círculos políticos. Em alguns casos, os políticos expuseram as campanhas de pressão na mídia, protestando contra as tentativas da China de reprimir a liberdade de expressão no exterior.

O regime chinês também vem tentando pressionar a mídia diretamente. Em 2008, uma estação de televisão patrocinada pelo Estado na República Tcheca convidou artistas do Shen Yun para uma entrevista e mostrou na câmera uma carta da embaixada chinesa local pedindo à estação que não se envolvesse na apresentação do Shen Yun em Praga naquele ano.

“Nós não somos uma televisão chinesa, nem mesmo uma televisão estatal, então nossa vantagem é que podemos convidar quem quisermos. Talvez seja um pouco diferente na China”, comentou um dos apresentadores de TV da época.

O poder do Google

Não está claro se o Google manipulou intencionalmente os resultados da pesquisa relacionados ao Shen Yun, se os resultados foram distorcidos inadvertidamente ou se o regime chinês utilizou o mecanismo de pesquisa.

O resultado, no entanto, é o mesmo. E isso importa.

Controlando 90% das pesquisas globais na Internet, o Google tem um poder enorme de influenciar seus usuários.

O psicólogo de pesquisa Robert Epstein provou em experimentos que ele poderia influenciar as opiniões das pessoas simplesmente pressionando certos resultados na pesquisa na Internet para cima e para baixo.

Ele também demonstrou que o Google empregou seu poder de uma maneira que influenciou milhões de votos nas recentes eleições americanas.

“Os métodos que eles estão usando são invisíveis. Eles são subliminares. Eles são mais poderosos do que a maioria dos efeitos que eu já vi nas ciências comportamentais e eu estou nas ciências comportamentais há quase 40 anos”, testemunhou ele em uma audiência do subcomitê do Judiciário do Senado em 16 de julho.

Viés

O Google não respondeu a uma solicitação de comentário, mas seus representantes disseram repetidamente ao Congresso que a empresa não altera manualmente os resultados da pesquisa. No entanto, a empresa reconhece que seus algoritmos de pesquisa funcionam parcialmente a partir de dados produzidos por revisões manuais de sites individuais.

O Google emprega os chamados “avaliadores”, cuja tarefa é determinar as pontuações de “Especialização, Autoridade, Confiabilidade” para sites. Cabe aos avaliadores fazer suas próprias pesquisas; portanto, se eles julgam informações incompletas ou falsas ou se introduzem seus próprios preconceitos na classificação, os algoritmos de pesquisa podem produzir resultados distorcidos.

Além disso, vários vazamentos, gravações disfarçadas e denunciantes demonstraram que o Google também distorce intencionalmente os algoritmos, de modo que os resultados refletem a visão de mundo preferida pela empresa – sendo chamados de “aprendizagem automática justa”.

Alguns dos documentos vazados e gravações secretas indicam que a visão de mundo promovida pelo Google é influenciada pela teoria interseccional quase-marxista. Essas informações prejudicam as repetidas alegações do Google de que ele cria e executa seus produtos para ser politicamente neutro.

De fato, os interesses corporativos do Google melhor se alinham à política esquerdista contemporânea dominada pela interseccionalidade, de acordo com Michael Rectenwald, ex-professor de estudos liberais da Universidade de Nova Iorque e autor do “Arquipélago do Google: o gulag digital e a simulação da liberdade”.

A ideologia de gigantes digitais como Google e Facebook poderia ser melhor descrita como “esquerdismo corporativo” e tem uma semelhança com a ideologia de “socialismo com características chinesas” praticada pelo regime comunista na China, diz Rectenwald.

Ainda assim, o Google não promove necessariamente a propaganda chinesa intencionalmente.

Operação de influência

Os algoritmos do Google também respondem a sinais que podem ser manipulados de fora.

O ranking de uma página da web pode ser aumentado se outras páginas autorizadas apontarem para ela, disse Alexander Kehoe, especialista em otimização de mecanismos de busca e co-fundador da Caveni Digital Solutions, uma empresa de SEO e marketing digital.

O regime chinês está em posição de tirar proveito desse recurso para aumentar determinado conteúdo nos resultados de pesquisa.

“Os atores estatais … têm recursos para criar [sites] falsos ou criar tantos outros sites com links para você fazendo parecer que você é uma autoridade, mesmo que seja de modo artificial e não orgânico”, disse Kehoe ao Epoch Times.

De fato, o regime chinês administra uma operação massiva de influência online. Um estudo de 2017 (pdf) publicado na American Political Science Review disse que o regime chinês contratou até 2 milhões de trolls da Internet, que publicam cerca de 488 milhões de mensagens contendo calúnia ou desinformação a cada ano.

Mais recentemente, o regime usou campanhas on-line fabricadas para influenciar a percepção pública dos protestos em Hong Kong, de acordo com uma análise do The Wall Street Journal. Em 2018, ele usou uma tática semelhante para tentar influenciar as eleições em Taiwan, disse um homem que afirma ser um espião chinês desertor.

Lemish acredita que o regime chinês está usando seu exército de trolls para postar nas mídias sociais e em outros lugares links para páginas de propaganda contra o Shen Yun para aumentar seu ranking.

“Isso nos faz trabalhar muito mais porque a maneira normal como as pessoas descobrem as coisas atualmente é pesquisando no Google e ouvindo falar sobre elas … nas mídias sociais”, disse ele.

“Eles estão realmente fazendo um grande esforço para não nos permitir usar esses canais e, em seguida, criam impressões negativas nas pessoas para dificultar a venda de ingressos”.

Às vezes, os trolls são fáceis de identificar porque usam um estilo de inglês quebrado, típico de alguns chineses do continente em suas postagens on-line, disse ele.

Kehoe chamou os trolls do regime de “muito evidentes”.

“É quase como se estivessem seguindo exatamente a linha do Partido da China. … Nenhum americano realmente diria algo assim”, ele disse.

É claro que o Google está pelo menos ciente dos esforços do regime.

No início deste ano, o Twitter, o Facebook e o YouTube, de propriedade do Google, suspenderam centenas de contas vinculadas a uma operação de informações do regime chinês que tentava minar o movimento de protestos em Hong Kong.

Com a aproximação da eleição presidencial de 2020, as operações de influência política estrangeira provavelmente continuarão sendo um tema quente.

Siga Petr no Twitter: @petrsvab