Fazer o desjejum evita ganho de peso e baixa produtividade

Hoje em dia, mais e mais pessoas estão conscientes de que o café da manhã é uma refeição essencial para começar o dia com energia. As pessoas que tomam café da manhã são conhecidas por serem mais saudáveis, mais dispostas ​​e menos propensas ao excesso de peso do que aquelas que não fazem a primeira refeição do dia. Pesquisas sugerem que as pessoas que fazem o desjejum são mais propensas a ingerir menos calorias, se exercitar mais e são mais esbeltas do que aquelas que não o fazem. 

Por que pular o desjejum parece levar ao ganho de peso? Pessoas que não dão importância à refeição matinal podem ficar vorazes na hora do almoço e muitas vezes tendem a fazer uma má escolha de alimentos. Quando você está faminto, qualquer coisa ou tudo parece atraente, fazendo com que você coma mais do que o habitual. E suas escolhas de alimentos – salgadinhos, hot-dogs,, donuts, churros, alimentos instantâneos – resultam em opções baratas e rápidas, porém pouco saudáveis,.

“Atrasar” o desjejum

Algumas pessoas pulam o desjejum porque não sentem fome na parte da manhã, outros estão constantemente correndo para chegar ao trabalho ou à escola na hora certa. Mas, isso resultará invariavelmente em ter excesso de peso, devido aos maus hábitos? Depende.

Como dito acima, o problema parece ser o comer em excesso e escolher a chamada “junk food” ao sentir fome. Então, aqui estão duas dicas a serem seguidas quando o café da manhã não é uma opção nas primeiras horas da manhã:

1. Não espere ficar faminto

Esperar muito tempo para fazer um lanche entre as refeições pode levar a excessos na refeição seguinte. Alguma vez você foi ao supermercado com o estômago roncando? De repente, as batatas Ruffles e os biscoitos de chocolate, coisas às quais você normalmente consegue resistir e não comprar, parecem alimentos extremamente satisfatórios.

Quando se está faminto, tudo parece apetitoso e satisfatório, mas o resultado normalmente é o contrário: devido aos baixos valores nutricionais desses tipos de alimentos, em breve você estará com fome novamente, o que te levará a comer rapidamente mais algum tipo de guloseima pouco nutritiva e cheia de calorias. Esse ciclo de barriga vazia > fome excessiva > ingestão de alimentos pouco nutritivos e calóricos > fome em breve >  ingestão de alimentos pouco nutritivos e calóricos >…vai levar você a uma exaustão do organismo, a um excesso de peso e a ter um declínio da sua produção laboral ou nos estudos.

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2. Planeje um café da manhã saudável

Se você não sente fome logo pela manhã, não se obrigue a comer, mas assim que sentir a barriga vazia e necessidade de comer, acalme-se um pouco e pense que comer algo saudável como frutas, um saduiche de pão integral com queijo, ou granola com suco ou iogurte vai deixar você muito mais satisfeito, equilibrado e bem disposto do que simplemente apelar para algumas bolachas, um salgadinho ou um cup noodles qualquer, que encherão o seu corpo de gorduras ou carboidratos refinados, afetarão a tua acuidade mental e certamente tenderão a engordar você.

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Essas recomendações podem funcionar enquanto sua agenda não for flexível o suficiente para permitir pausas no meio da manhã.

O desjejum permite começar o seu dia de forma saudável. Escolher alimentos nutritivos dá o tom para uma melhor escolha na hora do almoço e do jantar. Ter uma dieta equilibrada é a chave para ter êxito na produção do trabalho ou do estudo e na manutenção do peso.

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Caroline Leung é nutricionista com foco em nutrição pré-natal

 

 
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