Fadiga pode não significar que você está cansado – 5 principais causas e soluções

Mas o sono não é a cura para tudo, como fomos levados a acreditar?

Por Health 1+1 & Wu Kuo-Pin

A pessoa moderna e ocupada tem muito o que fazer e se preocupar todos os dias. Muitos de nós trabalhamos longas horas e dormimos pouco. A ocorrência de três refeições por dia em horários fixos é cada vez mais rara. Várias pressões da vida esgotam o corpo e a mente, e problemas como insônia, perda de memória, ansiedade, medo e depressão são cada vez mais comuns. Em uma palavra, é fadiga.

Muitas pessoas pensam que dormir mais e descansar é a resposta para todos esses males, mas, na verdade, essa não é a resposta para a fadiga, como aprendemos com o Dr. Wu Kuo-Pin, diretor da Clínica de Medicina Chinesa Hsinyitang de Taiwan.

Mas o sono não é a cura para tudo, como fomos levados a acreditar?

“Há muitas causas para fadiga. Precisamos entender que tipo de fadiga temos para que possamos prescrever o remédio certo para obter os melhores resultados”, disse o Dr. Wu.

Fadiga fisiológica 

A fadiga fisiológica é a fadiga física, que é causada pelo excesso de trabalho do corpo e incapaz de lidar adequadamente com os metabólitos produzidos pelo trabalho árduo.

“Quanto mais resíduos acumulados no corpo, mais dor muscular”, disse o Dr. Wu. “A falta de suprimento adequado de nutrientes para os tecidos e órgãos levará à fraqueza e cansaço dos membros”.

Esse tipo de fadiga física é muitas vezes uma doença ocupacional, que pode ser causada pela manutenção de determinada postura ou pela realização de determinado tipo de ação por muito tempo, explicou o médico. “Portanto, para melhorar a fadiga fisiológica, devemos prestar atenção se há desvios ou excessos na postura ou no movimento, e fazer alguns exercícios de alongamento para relaxar e prevenir e aliviar a fadiga fisiológica”.

Fadiga mental

A principal causa da fadiga mental é o estresse mental prolongado. Apenas descansar ou dormir não é muito eficaz para aliviar esse tipo de fadiga.

“Requer soluções holísticas do corpo e da mente para liberar a pressão ou as emoções reprimidas”, disse o Dr. Wu. É para isso que muitas pessoas procuram terapeutas.

“Em outras palavras, devemos tirar o peso de nossa mente e resolver completamente e deixar de lado a perturbação para realmente eliminar a fadiga mental e restaurar a saúde”.

Fadiga do cerebral

A fadiga cerebral se deve a longas horas pensando ou focando em algo, o que gera a sensação de esgotamento.

“O uso excessivo do cérebro fará com que o cérebro consuma muito oxigênio, resultando em falta de suprimento de oxigênio para o cérebro. Assim, o dióxido de carbono não pode ser metabolizado suavemente, e a fadiga cerebral ocorrerá, às vezes acompanhada de tontura, dor de cabeça, náusea, perda de memória e outros sintomas”, disse o Dr. Wu.

Nesses casos, às vezes, a simples solução de exercícios respiratórios pode render ótimos resultados.

“Quando essa fadiga ocorre, você pode se levantar e fazer exercícios de expansão do peito e respiração profunda para inalar uma grande quantidade de oxigênio nos pulmões”, instruiu o Dr. Wu.

“Em seguida, mova a coluna cervical e penteie o cabelo para que o sangue flua rápida e suavemente em direção ao cérebro, eliminando a fadiga cerebral.”

Mas estes são remédios de curto prazo e imediatos, não de longa duração.

“No entanto, a melhor maneira é reajustar o ritmo de vida, revisar sua carga de trabalho e tempo de descanso e encontrar um equilíbrio entre os dois”, acrescentou o Dr. Wu.

Fadiga subjetiva

A fadiga subjetiva pode ser descrita como “exaustão”, um estado de sensação de impotência em relação a si mesmo ou a qualquer outra coisa. A fadiga subjetiva geralmente é causada por emoções pessoais.

“A situação comum é que você está muito comprometido com seu trabalho por um período de tempo, mas seus esforços não são recompensados ​​ou reconhecidos. Após um período de tempo, seu entusiasmo e motivação desaparecem gradualmente”, disse o Dr. Wu. Isso difere da fadiga mental, que pode ter mais a ver com estar sobrecarregado, pois a fadiga subjetiva resulta mais em uma perda de motivação do que em um estado de ansiedade.

“É preciso reavivar o entusiasmo. Tente desviar parte de sua atenção para outras atividades ou mude seu estilo de trabalho e métodos de aprendizado”, disse Wu, acrescentando que é hora de aprender a importância de “deixar ir”.

“Não se importe muito com o que os outros possam pensar de você e siga seu próprio estilo de vida para realmente se livrar dessa dor.”

Fadiga causada por uma dieta desequilibrada

Essa fadiga é causada por uma preferência de longo prazo por um determinado tipo de alimento ou por não comer um determinado tipo de alimento, resultando em desequilíbrio nutricional e problemas de saúde. Grandes porcentagens de americanos hoje têm deficiências nutricionais em muitos minerais e vitaminas essenciais.

O Dr. Wu explicou uma visão antiga de uma dieta equilibrada. “Um antigo livro médico chinês – Huangdi Neijing (que significa literalmente “O Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo”) – fala sobre a importância de uma dieta equilibrada e como combinar diferentes tipos de alimentos de maneira equilibrada”.

O livro diz: “Os cinco grãos são as principais fontes de crescimento; os cinco frutos fornecem alimentação complementar; os cinco animais são as principais fontes de energia; e as cinco hortaliças são as principais fontes de suplemento. A ingestão deles combinados de forma equilibrada ajudará o corpo a se manter saudável e cheio de energia.”

A pesquisa moderna também mostrou que a variedade é essencial para um microbioma intestinal saudável.

“Huangdi Neijing incorpora a antiga sabedoria chinesa e a compreensão do universo e sua relação com o ser humano. É o texto antigo mais importante da medicina chinesa, bem como um importante livro de teoria e estilo de vida taoísta”, explicou o Dr. Wu.

“Seguindo a antiga sabedoria chinesa, precisamos ter uma dieta balanceada de acordo com o físico de cada indivíduo para aliviar a fadiga e nos mantermos saudáveis.”

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