EUA designa mais quatro meios estatais chineses como missões estrangeiras

"Enquanto a mídia ocidental está comprometida com a verdade, a mídia da República Popular da China está comprometida com o Partido Comunista Chinês"

Por Cathy He

Em 22 de junho, o Departamento de Estado dos EUA Designou mais quatro meios de comunicação estatais chineses como missões estrangeiras, uma medida que os identificaria como órgãos de propaganda do Partido Comunista Chinês (PCC).

A designação, que aumenta as restrições de mídia às operações nos EUA, aplica-se a: China Central Television, emissora estatal da China; China News Service, um dos maiores meios de comunicação do regime, administrado pelo Departamento de Trabalho da Frente Unida do PCC; People’s Daily, porta-voz oficial do PCC; e o Global Times, afiliado do People’s Daily.

“Enquanto a mídia ocidental está comprometida com a verdade, a mídia da República Popular da China está comprometida com o Partido Comunista Chinês”, disse Morgan Ortagus, porta-voz do departamento de estado, em comunicado.

O anúncio significa que agora existem 9 meios de comunicação estatais chineses rotulados como missões estrangeiras nos Estados Unidos, já que cinco meios foram designados em fevereiro. A designação significa que a mídia será tratada como uma embaixada estrangeira ou outra missão diplomática e, portanto, será necessário registrar seus funcionários e propriedades americanas no Departamento de Estado.

Ortagus acrescentou que a decisão não afeta o que a mídia pode publicar nos Estados Unidos.

“Eles simplesmente são reconhecidos pelo que são”, disse ela, acrescentando que a medida “aumenta a transparência em relação às atividades de mídia do governo do PCC e da RPC nos Estados Unidos”.

A ação ocorre quando o governo Trump endurece sua posição em relação ao regime chinês, particularmente em resposta ao encobrimento da pandemia por Pequim e seu movimento para fortalecer seu domínio sobre Hong Kong.

No mês passado, a mídia estatal chinesa se divertiu com os Estados Unidos após a morte de George Floyd, homem de Minnesota, sob custódia policial, no que observadores disseram ser parte de um esforço de propaganda para minar a credibilidade dos Estados Unidos e do governo democrático como um todo. Embora esses protestos relacionados à raça tenham recebido uma cobertura considerável na China continental, questões consideradas sensíveis pelo regime, como o Massacre da Praça da Paz Celestial, os protestos pró-democracia em Hong Kong e a perseguição de grupos religiosos e as minorias étnicas são fortemente censuradas.

Ortagus disse que, na última década, o PCC exerceu mais controle sobre a mídia estatal chinesa, citando comentários feitos pelo líder chinês Xi Jinping em 2016 enquanto visitava os escritórios de mídia estatais. Xi disse: “A mídia de propriedade do Partido deve (…) incorporar a vontade do Partido, salvaguardar a autoridade do Partido (…) suas ações devem ser muito consistentes com as do Partido”.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, disse anteriormente que as ações dirigidas à mídia estatal chinesa fazem parte dos esforços do governo Trump para estabelecer um “campo de jogo há muito atrasado” em seu relacionamento com o regime.

“Esperamos que esta ação estimule Pequim a adotar uma abordagem mais justa e recíproca para a imprensa americana e estrangeira na China”, disse ele.

Em fevereiro, o governo disse que trataria cinco mídias estatais chinesas com operações nos EUA da mesma forma que as embaixadas: Agência de Notícias Xinhua, Rede Global de Televisão da China, Rádio Internacional da China, Rádio Internacional da China, China Daily Distribution Corp. e Hai Tian Development USA, Inc.

Em março, Washington disse que estava reduzindo o número de funcionários chineses que poderiam trabalhar nos escritórios de mídia dos EUA de 160 para 100, como um ato de reciprocidade contra o uso contínuo de “intimidação por Pequim” para silenciar membros de uma imprensa livre e independente.

Em retaliação, Pequim disse que estava revogando o credenciamento de correspondentes americanos do New York Times, do Wall Street Journal da News Corp e do Washington Post cujos vistos expirariam no final de 2020.

A Reuters contribuiu para esta reportagem.

Veja também:

Regime chinês persegue e ataca companhia internacional de dança

 
Matérias Relacionadas