Departamento de Estado removerá a máscara de agentes chineses que trabalham como jornalistas nos EUA

"Acreditamos que é inteiramente apropriado que basicamente chamemos essas entidades do que elas são, que são órgãos do aparato de propaganda do Estado chinês de partido único"

Por Joshua Philipp

Análise

O Departamento de Estado dos Estados Unidos forçará os cidadãos chineses que trabalham como jornalistas no país a revelar suas identidades às autoridades e também forçará a mídia estatal chinesa a divulgar seus imóveis. Essas medidas poderiam ajudar o governo a entender melhor até que ponto os órgãos de desinformação do regime chinês penetraram no cenário da mídia americana.

Esse novo requisito colocará os principais meios de comunicação estatais do regime chinês sob a designação do Escritório de Missões Estrangeiras, que os identificará como missões estrangeiras oficiais para o Departamento de Estado dos EUA.

Isso é notavelmente diferente da designação da FARA ou “Lei de Registro de Agentes Estrangeiros”. Em vez de registrá-los como agentes estrangeiros, designará a mídia e seus funcionários como armas oficiais do Estado chinês.

A ação foi revelada durante uma conferência de imprensa do Departamento de Estado dos EUA em 18 de fevereiro e foi apresentada por dois altos funcionários do Departamento de Estado.

A mídia chinesa que agora está sob a designação de missões estrangeiras é a Agência de Notícias Xinhua, a China Global Television Network (CGTN) da China Central Television, a China Radio International, a China Daily Distribution Corp e a Hai Tian Development USA, que distribui o Diário do Povo.

Uma caixa do jornal pago China Daily entre outros jornais diários gratuitos no centro de Manhattan em 6 de dezembro de 2017 (Benjamin Chasteen / The Epoch Times)

O raciocínio para essa ação foi simples. Um funcionário não identificado do Departamento de Estado explicou: “Cada uma dessas entidades atende à definição de missão estrangeira sob nossa Lei de Missões Estrangeiras, o que significa que elas são de propriedade substancial ou são efetivamente controladas por um governo estrangeiro”.

O funcionário acrescentou: “Acreditamos que é inteiramente apropriado que basicamente chamemos essas entidades do que elas são, que são órgãos do aparato de propaganda do Estado chinês de partido único”.

Tomado em seu contexto mais amplo, o momento desse movimento é significativo. Ocorre menos de duas semanas depois que um grupo de 35 senadores e representantes republicanos (incluindo Tom Cotton, Arkansas), Jim Banks (Ohio) e Ted Cruz (Texas) escreveram uma carta aberta em 6 de fevereiro ao procurador-geral William Barr pedindo ao Departamento de Justiça que investigue o China Daily por “violações repetidas da Lei de Registro de Agentes Estrangeiros (FARA)”.

Eles afirmam: “O Partido Comunista Chinês comprometeu 6,6 milhões de dólares em esforços de propaganda estrangeira em 2009 e, de acordo com os recibos da FARA, gastou mais de 35 milhões de dólares no China Daily desde 2017. O enorme compromisso financeiro da China fala do seriedade de seu esforço para influenciar sentimentos estrangeiros”.

E o mais significativo é que “o China Daily pagou mais de 30 jornais independentes para publicar suplementos de 4 a 8 páginas do “China Watch “”. E eles apontam que o China Daily violou sua designação de FARA por não fornecer as informações necessárias ao Departamento de Justiça sobre esses suplementos, incluindo o que os meios planejavam e quanto dinheiro esses meios de comunicação americanos recebem para executá-los.

Entre os meios de comunicação que publicaram os suplementos do China Daily no China Watch estão o New York Times, o Wall Street Journal e o Washington Post. A página do China Watch no site do New York Times diz: “Este conteúdo foi pago e criado pelo China Daily, República Popular da China”.

Um suplemento pago do China Daily na edição de 17 de janeiro de 2017 do Wall Street Journal (Benjamin Chasteen / The Epoch Times)

O China Daily é de propriedade do Departamento de Publicidade do Partido Comunista Chinês, e o pedido de pesquisa sobre ele afirma que, embora alguns dos artigos de seus suplementos ao China Watch nas principais publicações dos EUA pareçam inofensivos, alguns artigos “servem de cobertura para as atrocidades da China, incluindo seus crimes contra a humanidade contra os uigures na região de Xinjiang e seu apoio à repressão em Hong Kong. ”

E apontam, como a recente designação do China Daily e outros meios de comunicação como missões estrangeiras, que o regime chinês atribuiu grande importância ao controle das percepções estrangeiras incluindo a adoção de fortes medidas de censura.

A carta aberta diz: “O boicote da NBA neste verão e o incêndio na sede do Epoch Times em Hong Kong mostram até onde a China irá para proteger sua imagem internacional. E o compromisso financeiro da China com a mídia de propaganda estrangeira é a evidência. A propaganda que procura ofuscar atrocidades comunistas merece ser combatida. Mas os Estados Unidos foram surpreendentemente lentos em responder”.

Não está claro como a designação da missão estrangeira afetará os meios de comunicação que aceitaram dinheiro da mídia estatal, incluindo o China Daily, mas sua exigência é de que a mídia divulgue seus bens imobiliários e informações sobre seus funcionários podem ajudar a levantar o véu de suas operações.

Isso também significa que a mídia norte-americana que mantém suas relações com a mídia estatal chinesa aceitará oficialmente dinheiro de um governo estrangeiro para fazer propaganda e desinformação.

Joshua Philipp é repórter investigativo sênior no Epoch Times.

 
Matérias Relacionadas