5 benefícios ​​do chá verde para a saúde

Já dizia um antigo provérbio: “Algumas xícaras de chá por dia mantém os médicos longe.”

Os antigos chineses começaram a beber chá verde há mais de 2000 anos, como tratamento medicinal (juntamente com outros remédios à base de plantas) para infecções, desintoxicação e melhora do fluxo sanguíneo. Uma recente pesquisa científica tem apoiado estas alegações e provado que devemos incorporar o chá verde na nossa dieta diária.

Embora existam muitos tipos diferentes de chá, podemos dividi-los em três categorias gerais: verde (não fermentado), oolong (parcialmente fermentados) e pretos (fermentados). Como o chá verde não é fermentado – ou seja, é o menos exposto ao ar enquanto as folhas de chá secam – ele possui muitas qualidades antioxidantes encontradas em outras frutas e legumes. Aqui estão alguns benefícios  para a saúde ao adicionar de chá verde à sua rotina regular.

1. Funciona como um anti-inflamatório

O chá verde pode ser eficaz na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatoide, esclerose múltipla e cancro do pulmão, impedindo o desenvolvimento da expressão do gene do TNF-alfa (um disparador principal em doenças inflamatórias).

2. Pode ajudar a reduzir o colesterol

Os polifenóis, um composto flavonoide proeminente no chá verde, bem como frutas, legumes e café, são ricos em antioxidantes e podem ajudar a reduzir o colesterol. Em um experimento com camundongos com níveis elevados de colesterol, aqueles que consumiram regularmente extratos de chá verde apresentaram redução significativa em seus níveis de colesterol, sendo capazes de excretar o colesterol mais rápido.

3. Pode ajudar na perda de peso

Uma antiga crença chinesa afirma que o chá verde pode “lavar” a gordura para fora de nossos corpos – e ao que parece, eles não estavam muito longe da verdade. O ramo mais recente sobre efeitos para a saúde do chá verde está em sua influência sobre o sistema metabólico. Muitos estudos estão começando a mostrar as possíveis ligações entre alto teor de polifenóis do chá verde com o gasto mais rápido de energia e menor percentual de gordura corporal.

4. Pode ajudar a prevenir cancro

De todos os chás, as catequinas do chá verde são as mais versáteis e podem ser absorvidas sob várias formas, tendo como alvo diferentes órgãos. O chá verde tem uma alta quantidade de catequinas, como a epicatequina e o galato (EGCG). Estas catequinas têm altas qualidades antioxidantes, que ajudam a retardar o desenvolvimento e a disseminação de células cancerígenas, impedindo a peroxidação lipídica e inibindo os radicais livres de oxigênio no corpo, sendo que ambos são processos que podem levar ao câncer. Existem muitos estudos e experiências feitas por cientistas japoneses que concluem que beber mais de 10 copos de tamanho japonês do chá verde (cerca de 80-120 ml) por dia pode prevenir ou retardar o desenvolvimento de cânceres.

5. Pode ajudar a prevenir diabetes

As catequinas do chá verde podem ajudar a manter o nível saudável de glicose e insulina no corpo. No Japão – um dos maiores consumidores de chá verde – as pessoas que beberam cerca de 6 xícaras de chá verde por dia apresentaram uma redução mais significativa do risco de diabetes do que aquelas que beberam apenas uma xícara por semana.

Para aproveitar ao máximo os benefícios de saúde do chá verde, compre sempre marcas orgânicas. O método de fermentação tradicional japonês produz chá em água quente ou a frio, em vez de água fervente, o que reduz a quantidade de cafeína no chá. O mais importante é sempre beber chá feito na hora – as catequinas benéficas e antioxidantes diminuem com o tempo.

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